SEM PARTIDO

Bolsonaro marca reunião para anunciar sua saída do PSL

O presidente deve realizar, em breve, o processo de coleta de assinaturas para a formação de um novo partido, cujo nome ainda não foi definido

Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro marcou uma reunião para a tarde de amanhã (12) com o grupo de deputados bolsonaristas do PSL para anunciar sua saída do partido. No encontro, que será realizado no Palácio do Planalto, ele deve comunicar que pretende ficar, pelo menos no curto prazo, sem partido. Os deputados e senadores do PSL considerados traidores pelo presidente, como Joice Hasselmann (SP), Delegado Waldir (GO) e Major Olímpio (SP), não foram convidados para o encontro.

O presidente deve realizar, em breve, o processo de coleta de assinaturas para a formação de uma nova legenda, cujo nome ainda não foi definido. Uma das hipóteses é Conservadores. Atualmente, ao menos 20 parlamentares estariam dispostos a seguir Bolsonaro. Encabeçam a lista os filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (SP) e o senador Flávio Bolsonaro (RJ).

Bolsonaro já havia definido que deixaria o PSL desde o começo de outubro, mas aguardava um cenário favorável para efetivar o desembarque. Em uma última reunião, antes de viagem ao continente asiático, Bolsonaro disse ao seu núcleo de aliados que a situação no partido está ficando insustentável. O PSL está no centro de um escândalo, que envolve o uso de verbas públicas por meio de candidaturas de laranjas em Minas Gerais e Pernambuco.

Hoje, a legislação permite determinadas situações de justa causa para desfiliação partidária (quando deputado ou vereador pode mudar de partido sem perder o mandato). Alguns exemplos: fusão ou incorporação do partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação política pessoal; e, no último ano de mandato, sair para disputar eleição. Graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, não perdem o mandato prefeitos, senadores, governadores e presidente que mudarem de partido sem justa causa.

O deputado federal José Medeiros (MT) sugeriu, hoje (11), em rede social, que Bolsonaro se filie ao Podemos. O PEN, hoje com o nome de Patriota, também tem interesse na filiação do presidente. Caso a criação de uma nova legenda não tenha êxito, é cogitada a filiação dele à UDN (União Democrática Nacional), partido em fase final de criação na Justiça Eleitoral.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias