3 maneiras de diminuir as cólicas
Antes de começar as dicas, vamos explicar que as cólicas tem dois tipos de causa
As cólicas são aquelas dores “chatinhas” que sentimos na região pélvica durante a menstruação. Cerca de 75% das mulheres em idade fértil, em algum momento da vida vão sentir as tão temidas cólicas.
É uma dor que vai e volta, se mantendo assim por horas ou dias dessa forma, além das dores na região pélvica, ela também pode irradiar para as costas e pernas.
Antes de começar as dicas, vamos explicar que as cólicas tem dois tipos de causa: química ou funcional.
Química
Prostaglandinas, sim essa palavra complicada, são sinais químicos que estimulam a musculatura do útero para eliminar o fluxo. A prostaglandinas é dividida em 3 tipos: o tipo 1 e 3 eles funcionam como analgésicos naturais, que vão ajudar aliviando a dor!
Prostaglandina tipo 2 é a que causa a contração do útero, aumentando a dor. Então quanto mais prostaglandina tipo 2 você produzir, maior vai ser a dor. O tipo 2 também é o que causa as dores de barriga durante o período menstrual.
Funcional
Endometriose, infecções, fibroides, cistos ovarianos (diferente de ovários policísticos ou micropolicísticos), DIU e até mesmo passagem cervical muio estreita ou o útero retrovertido, podem ser as causas das cólicas. A dificuldade do fluxo ser eliminado faz o útero aumentar a produção de prostaglandina do tipo 2, o que causa o aumento das contrações e cólicas.
Lembre-se de procurar um médico para ser diagnosticada corretamente.
Agora vamos as dicas:
Bolsa com água morna
Caso você não tenha uma bolsa de água, também é possível utilizar uma toalha aquecida a seco (no micro ondas, por exemplo).