CORONAVÍRUS

No Maranhão

1226
38174
12741
1028
EM SÃO LUÍS

Pacotes de 100kg são encontrados na Praia de São Marcos

Os pacotes são polímeros plásticos, que pesam cerca de 100 kg, utilizados em embarcações

Reprodução

Na última segunda-feira (23), “pacotes estranhos” foram encontrados por banhistas, na Praia de São Marcos. Os pacotes são polímeros plásticos, que pesam cerca de 100 kg, utilizados em embarcações para evitar o choque mecânico com o cais de atracamento. Seria um tipo de “amortecedor”.

No ano passado, essas peças também foram encontradas na Praia da Guia, localizada na região Itaqui-Bacanga, em São Luís.

Pacote encontrado no ano passado, na Praia da Guia

Existem registros de outras praias do Ceará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e até do Piauí onde esses amortecedores de embarcações foram encontradas.

No Piauí, os pacotes foram encontrados espalhados pelas praias de Atalaia, Peito de Moça e Pedra do Sal, totalizando 42 peças, em 2018.

Especialistas revelam para que as pessoas não toquem nos “pacotes” e comuniquem às autoridades competentes.

Caso alguém seja responsabilizado pelo descarte irregular dos amortecedores de embarcação, a multa pode chegar a R$ 50 milhões.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) se pronunciou através de nota. Confira:

Os objetos encontrados na manhã desta segunda-feira (23), na Praia de São Marcos, são amortecedores utilizados em embarcações para evitar o choque mecânico com o cais de atracamento. São polímeros plásticos que geram impactos ao meio ambiente, se descartados de forma inadequada. Em virtude disso, a Secretaria já está em busca dos responsáveis para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Quanto ao aparecimento do material em praias do litoral do Nordeste, inclusive do Maranhão, a SEMA comunica que foi criado um grupo sob coordenação da Secretaria e formado pelo Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e setores de Fiscalização, Monitoramento, Biodiversidade e Áreas Protegidas e Laboratório de Análises Ambientais para apurar o caso.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias