EM SÃO LUÍS

Pacotes de 100kg são encontrados na Praia de São Marcos

Os pacotes são polímeros plásticos, que pesam cerca de 100 kg, utilizados em embarcações

Reprodução

Na última segunda-feira (23), “pacotes estranhos” foram encontrados por banhistas, na Praia de São Marcos. Os pacotes são polímeros plásticos, que pesam cerca de 100 kg, utilizados em embarcações para evitar o choque mecânico com o cais de atracamento. Seria um tipo de “amortecedor”.

No ano passado, essas peças também foram encontradas na Praia da Guia, localizada na região Itaqui-Bacanga, em São Luís.

Pacote encontrado no ano passado, na Praia da Guia

Existem registros de outras praias do Ceará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e até do Piauí onde esses amortecedores de embarcações foram encontradas.

No Piauí, os pacotes foram encontrados espalhados pelas praias de Atalaia, Peito de Moça e Pedra do Sal, totalizando 42 peças, em 2018.

Especialistas revelam para que as pessoas não toquem nos “pacotes” e comuniquem às autoridades competentes.

Caso alguém seja responsabilizado pelo descarte irregular dos amortecedores de embarcação, a multa pode chegar a R$ 50 milhões.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) se pronunciou através de nota. Confira:

Os objetos encontrados na manhã desta segunda-feira (23), na Praia de São Marcos, são amortecedores utilizados em embarcações para evitar o choque mecânico com o cais de atracamento. São polímeros plásticos que geram impactos ao meio ambiente, se descartados de forma inadequada. Em virtude disso, a Secretaria já está em busca dos responsáveis para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Quanto ao aparecimento do material em praias do litoral do Nordeste, inclusive do Maranhão, a SEMA comunica que foi criado um grupo sob coordenação da Secretaria e formado pelo Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e setores de Fiscalização, Monitoramento, Biodiversidade e Áreas Protegidas e Laboratório de Análises Ambientais para apurar o caso.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias