TÁ CHEGANDO

53 dicas de presentes para o dia dos pais

No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto

Reprodução

O Dia dos Pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos EUA, que comemorou pela primeira vez o dia dos pais em 19 de junho de 1910.

A data foi escolhida a partir da sugestão de uma americana chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart, que era um viúvo veterano da guerra e criou os filhos sozinho.

Entretanto, houve uma alteração na comemoração da data do Dia dos Pais. Em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração. Essa data foi adotada como modelo por vários países ocidentais.

No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto.

Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.

O objetivo do publicitário era tanto social, quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, já que a população brasileira era predominantemente católica.

No entanto, nos anos seguintes, a data do Dia dos Pais também foi deslocada para o segundo domingo do mês de agosto, permanecendo assim até a atualidade.

Continue na próxima página

Próxima »1 / 13
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias