PODE COMEMORAR

São Luís recebe título de Capital Nacional do Bumba Meu Boi

Esta Lei entra em vigor após decorridos trinta dias de sua publicação oficial, que aconteceu ontem, dia 5 de julho, sexta-feira.

Reprodução

Capital Nacional do Bumba Meu Boi! Assim que São Luís, capital do Maranhão será denominada após a Lei 13.851/19, de 4 de julho de 2019, ser assinada pelo presidente Jair Bolsonaro. Esta Lei entra em vigor após decorridos trinta dias de sua publicação oficial, que aconteceu ontem, dia 5 de julho, sexta-feira.

Em junho deste ano, foi aprovada a proposta em Plenário pelo Senado Federal, quando foi relatada por Roberto Rocha (PSDB-MA).

O senador maranhense disse na ocasião que existem mais de 100 mil grupos de Bumba Meu Boi no país, com força principalmente em cidades no interior do Nordeste, mas o epicentro desta tradicional cultura popular. “Estes grupos se expressam através de música, coreografias, vestimentas e instrumentos. Uma expressão da cultura, fé, devoção e das relações sócio-econômicas que remontam a tempos coloniais. Também conhecida como boi-bumbá, a dança folclórica gira em torno da ressurreição de um boi, envolvendo seres humanos e animais fantásticos. A cultura remonta ainda à tradições europeias, africanas e indígenas, misturadas com elementos católicos, vinculando-se umbilicalmente ao período das festas juninas”, falou Roberto Rocha na época.

Dia da aprovação no Senado

O Plenário do Senado aprovou no dia 3 de junho, o projeto que reconhece a cidade de São Luís, no Maranhão, como a capital nacional do Bumba Meu Boi (PLC 3/2018). A matéria, de iniciativa do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), foi aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), no dia 21 de maio, e enviada ao Plenário em regime de urgência.

O relator na CE, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), lembrou que os primeiros registros da celebração do boi-bumbá remontam a Pernambuco, e que a manifestação cultural em torno da figura do boi é tradição em diversos estados brasileiros. Mas a festa tornou-se mais popular no Maranhão, tanto que, em 2012, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) outorgou ao Bumba Meu Boi maranhense o título de Patrimônio Cultural do Brasil.

A festa

Desde o século 18, a festa do Bumba Meu Boi, ou boi-bumbá, é comemorada em São Luís, especialmente nos meses de junho e julho, em homenagem ao auto de São João. É uma dança do folclore que gira em torno da ressurreição de um boi e envolve personagens humanos e animais fantásticos. Possui ligações com tradições indígenas, africanas e europeias, e também com elementos de celebrações religiosas católicas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias