"PENTE-FINO"

INSS começa revisar benefícios suspeitos de irregularidades

Meta estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).é analisar 3 milhões de pagamentos suspeitos em 18 meses.

Reprodução

Mais de três milhões de benefícios suspeitos pagos serão analisados pelos próximos 18 meses por conta de indícios de irregularidades pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As regras foram publicadas nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União (DOU).

A meta da força-tarefa é fazer uma revisão e analisar todos os pagamentos. A operação do tipo “pente-fino” foi montada pelo órgão também vai permitir que pedidos de benefícios que estão pendentes de análise a mais de 45 dias possam ser avaliados.

No primeiro semestre, antes do início da revisão, 806 mil notificações foram enviadas para que os segurados esclareçam inconsistências encontradas no pagamento dos benefícios.

Segundo INSS, nas próximas semanas, os segurados que tiverem algum tipo de inconsistência receberão uma notificação por meio de seus bancos. Uma carta também poderá ser enviada à residência do segurado, caso seja necessário efetivar o contato. A revisão é fruto da lei de combate a fraudes previdenciárias, sancionada pelo presidência da República no mês passado.

 A operação acontece em todo o país, inclusive no Maranhão. Vale lembrar que em maio deste ano a Polícia Federal deflagrou, a Operação Grande Família, visando desarticular quadrilha especializada no recebimento de benefícios previdenciários de segurados falecidos. Os mandados foram cumpridos nos estados do Piauí e Maranhão.

A quadrilha, formada por estelionatários e servidores públicos, falsificava documentos em nome dos beneficiários falecidos, e abria contas bancárias e, posteriormente, servidores do INSS integrantes da quadrilha transferiam os benefícios do estado do Maranhão para Teresina, no Piauí.

Cerca de 640 benefícios previdenciários fraudados foram identificados no curso da investigação. 

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias