UM PASSO PARA HUMANIDADE

Conquista histórica: Há 50 anos o homem pisava na lua

A Apollo 11 foi um voo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua. Saiba mais detalhes sobre este acontecimento.

Reprodução

Há exatos 50 anos, 16 de julho de 1969. Neil Armstrong,  Edwin Aldrin Jr e Michael Collins  (foto abaixo) partiram a bordo da nave Apolo 11, de Cabo Canaveral, depois chamado Cabo Kennedy, na Flórida, onde até hoje ocorre a grande maioria dos lançamentos espaciais americanos.

A Apollo 11 foi um voo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969 às 20h17min UTC. Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar seis horas depois já no dia 21, seguido por Aldrin vinte minutos depois. Os dois passaram por volta de duas horas e quinze minutos fora da espaçonave e coletaram 21,5 quilogramas de material para trazer de volta à Terra. Michael Collins pilotou sozinho o módulo de comando e serviço Columbia na órbita da Lua enquanto seus companheiros estavam na superfície. Armstrong e Aldrin passaram um total de 21 horas e meia na Lua até reencontrarem-se com Collins.

A nave Apollo era formada por três partes: um módulo de comando com uma cabine para três astronautas, a única parte que retornou para a Terra; um módulo de serviço, que apoiava o módulo de comando com propulsão, energia elétrica, oxigênio e água; e um módulo lunar dividido em dois estágios, um de descida para a Lua e um de subida para levar os astronautas de volta à órbita.

Somente no dia 20 de julho de 1969, um homem pisou na lua pela primeira vez,  foi Neil Armstrong, seguido por Edwin Aldrin, enquanto Michael Collins orbitava na nave. O fato foi acompanhado por  cerca de 850 jornalistas de 55 países, falando 33 línguas diferentes, registraram o acontecimento. A transmissão do acontecimento foi realizada ao vivo mundialmente pela televisão.  Estima-se que entre 600 milhões e 1 bilhão de pessoas (um a cada quatro seres humanos). Ao pisar na lua com o pé esquerdo, Armstrong também ficou eternizado na história ao falar a célebre frase: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

Saiba mais sobre a missão

Os astronautas foram enviados em direção da Lua pelo terceiro estágio do Saturno V, separando-se do resto do foguete e viajando por três dias até entrarem na órbita da Lua. Armstrong e Aldrin então foram para o Eagle, pousaram em Mare Tranquillitatis e passaram um dia na superfície. Os astronautas usaram o estágio de subida do módulo lunar para saírem da Lua e acoplarem com o Columbia. O Eagle foi abandonado antes de realizarem as manobras que os colocaram em uma trajetória de volta para a Terra. Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.

De olho em Saturno e Marte

A Apollo 11 encerrou a Corrida Espacial e realizou o objetivo nacional norte-americano estabelecido em 1961 pelo presidente John F. Kennedy de “antes de esta década acabar, aterrissar um homem na Lua e retorná-lo em segurança para a Terra”.

Os três astronautas foram recebidos com enormes celebrações nos Estados Unidos e pelo mundo, recebendo diversas condecorações e homenagens. De acordo com os dados registrados pelos sites que acompanham as pesquisas e viagens realizadas para a conquistas d o espaço uma viagem à Lua leva três dias, enquanto uma a Marte pode levar até 162 dias.

De acordo com a Nasa até 2030, os Estados Unidos pretendem colocar o homem no planeta vermelho. Enquanto isso não acontece outros países estão desenvolvendo pesquisas paralelas que estão guardadas à sete chaves e que tem como foco o sistema solar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias