ELEIÇÕES

Votação para novo reitor da UFMA acontece hoje; veja os candidatos

30 mil votantes, entre alunos, professores e técnico-administrativos, são esperados nas urnas dos campi nesta quarta (26)

Reprodução

Acontece nesta quarta-feira (26) a consulta prévia para a escolha dos próximos reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, que atuarão de 2019 até 2023. São esperados aproximadamente 30 mil votantes, entre discentes e docentes, nas urnas distribuídas por todos os campi.

Os candidatos à reitoria são o ex-reitor Natalino Salgado, os professores João de Deus Mendes da Silva, Ridvan Nunes Fernandes e Welbson do Vale Madeira. Já à vice-reitoria, estão os professores Allan Kardec, Luciano Façanha, Walter Nunes, Wener Teixeira dos Santos, Marcos Matos, José Batista e Antônio Oliveira. As votações para reitor e vice-reitor são independentes.

A principal bandeira do professor de Economia, Welbson Madeira, é a “universidade gratuita e de qualidade”; além da autonomia universitária tanto na escolha de seus líderes quanto na questão financeira – inclusive a garantia de 10% do PIB para o setor.

O pró-reitor de Planejamento Acadêmico, professor João de Deus, é o candidato apoiado pela atual reitora, Nair Portela. Segundo ele, o grande desafio para o gestor da universidade nos próximos anos é “manter a universidade em funcionamento”, apesar dos cortes orçamentários do Governo Federal.

Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), o professor Ridvan Nunes tem como principal motivação à candidatura a sua longa trajetória como chefe de departamento e coordenador do mestrado de Química. “Tenho 30 anos de vivência na universidade”, afirma.

Ex-reitor da UFMA, Natalino Salgado é médico e já cumpriu dois mandatos consecutivos na Universidade, anteriores à atual gestão. Além disso, foi por 10 anos diretor do Hospital Universitário (HU) e afirma que, durante seus oito anos na reitoria, “a UFMA viveu a maior expansão de sua história”.

A votação

A consulta prévia para reitoria acontece nesta quarta-feira, das 8h até as 21h30. O voto não é obrigatório. Haverá urnas em todos os centros de todos os campi da UFMA. A contagem se iniciará imediatamente após o encerramento da votação e o resultado será divulgado no site da universidade.

Estão aptos a votar professores, técnicos administrativos, alunos de graduação, pós-graduação e programas de apoio, e maiores de 16 anos do Colégio Universitário (COLUN). Aos docentes, será atribuído o peso de 70% dos votos válidos, enquanto aos discentes e técnico-administrativos, 15%.

Para votar, o eleitor deverá apresentar um documento de identificação válido com foto. Também será aceito o crachá de servidor e a carteira de estudante – desde que ela tenha foto, nome, número de matrícula ou de outro documento de identificação.

Assim que finalizada a votação, será marcada a reunião do Colegiado Especial Eleitoral para a elaboração da lista tríplice que será encaminhada, na forma de lei, ao Ministro da Educação. No âmbito federal, tanto reitor quanto vice-reitor serão nomeados.

O processo tem prazo de 60 dias antes do término do mandato da atual reitoria.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias