São Luís

Projeto institui semana do combate a violência da mulher

Projeto tramita na Câmara de São Luís e busca defesa dos direitos das mulheres

Reprodução

Em meio aos crescentes dados da violência contra a mulher (89 casos de estupros, em 2018, 1.120 agressões físicas somente na Região Metropolitana),  tramita na Câmara Municipal de São Luís iniciativas em defesa dos direitos das mulheres. Uma delas é o Projeto de Lei nº 059/19, do vereador Dr. Gutemberg Araújo, que cria a Semana Municipal de Combate à Violência contra a Mulher e dá outras providências.

A nova proposta do vereador  abrange uma série de ações tais como: a divulgação e interpretação de forma didática da Lei Maria da Penha, e Campanhas Educativas envolvendo a comunidade escolar, educadores entre outros grupos da sociedade.

Para o parlamentar, o combate a violência começa pelos investimentos na educação em todos os níveis.  Por isso, ele ainda mencionou o seu outro projeto de Lei, que cria o Programa de Prevenção da Violência Doméstica com estratégia da saúde na família.

“Em 2018, tivemos 89 casos de estupros e 1.800 denúncias de mulheres ameaçadas pelos companheiros. É preciso investir na educação que começa em casa. Temos que aproveitar as ações dos agentes comunitários de saúde para, também, levarem informações às famílias de prevenção à violência contra a mulher. Se nós tivermos fé e conhecimento, nos tornaremos iguais. Eu tenho certeza de que esta Casa pode abraçar essa luta em defesa das mulheres”, destaca.  

Neste ano, já foram registrados 5 casos de feminicídio no Estado.E na última terça-feira (28), a Polícia Civil cumpriu 33 mandados de prisão por crimes  de homicídio e feminicidio.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias