Censo 2020

Oportunidade em todo Maranhão: Seletivo do IBGE com 234.416 vagas

Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda, 6, a seleção será por meio de processo seletivo simplificado e a previsão de contratação é para 2020.

Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entidade vinculada ao Ministério da Economia, foi autorizado pelo Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Antônio Spencer Uebel, a contratar o quantitativo máximo de 234.416 profissionais, por tempo determinado, para atuar no Censo Demográfico 2020.

Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda, 6, a seleção será por meio de processo seletivo simplificado e a previsão de contratação é para 2020.

Das vagas ofertadas, 196 mil serão para recenseador que coleta as informações junto à população. 23.578 vagas vão ser destinadas ao cargo de agente censitário supervisor. Serão contratados também supervisores, coordenadores censitários e agentes censitários operacionais.

O IBGE irá definir o valor da remuneração dos profissionais a serem contratados. O prazo de duração dos contratos deve ser de até um ano, e poderá ser prorrogado por igual período.

O edital de abertura das inscrições para o processo seletivo está previsto para ser publicado até novembro de 2019.

Os editais e conteúdos cobrados nas provas passadas para os processos seletivos simplificados do IBGE podem ser conferidos todos aqui. 

Mais vagas no IBGE 

Na semana passada, o Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União, outra autorização para que o IBGE abra nova seleção pública simplificada. Serão oferecidas 400 novas oportunidades temporárias  para o posto de analistas censitários. Segundo a portaria, os novos funcionários poderão ser contratados a partir de setembro deste ano, para atuarem nas etapas de planejamento, acompanhamento e suporte especializado, relativas ao Censo Demográfico 2020.

Em março outra seleção para o instituto foi anunciada, desta vez com 209 vagas. Esse edital está mais encaminhado e já tem banca organizadora escolhida. O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) será o responsável pela seleção de novos 209 funcionários temporários do órgão. Segundo a assessoria do órgão, a expectativa é de que o edital seja publicado até 15 de maio. Os candidatos aprovados serão contratados para atuar no Censo Experimental de 2019.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias