5 clubes maranhenses que marcaram época e deixaram saudades
Viaje no tempo e conheça alguns clubes de futebol do Maranhão que não existem mais
Para os apaixonados pelo futebol Maranhense, O Imparcial fala tudo sobre os times históricos que passaram, mas deixaram sua marca no Esporte. Você vai viajar no tempo e conhecer alguns clubes de futebol do Maranhão que não existem mais.
Clubes históricos
1. Fabril Atlétic Club
O Primeiro, Fabril Atlétic Club, o popular F.A.C, primeiro clube da história do futebol maranhense.
O Fabril Athletic Club (FAC) foi fundado oficialmente em 27 de outubro de 1907. Essa equipe é emblemática justamente porque foi criada por Joaquim Moreira Alves dos Santos, o Nhozinho Santos, responsável por trazer o futebol, para o Maranhão. Depois de estudar em Liverpool, na Inglaterra, Nhozinho Santos volta para São Luís quando recebeu a notícia da morte de seu pai, Crispim Alves dos Santos, dono da companhia Fabril Maranhense, conhecida como Fábrica Santa Isabel, e em sua bagagem traz conhecimentos e acessórios relacionados ao esporte, como bolas, chuteiras, apitos e as regras.
Nessa época existiam muitas empresas estrangeiras, como a dos ingleses. Estes acabaram se juntando com Nhozinho para treinar futebol, em uma parte do terreno ao lado da fábrica, onde se encontra hoje a Igreja Universal do Reino de Deus e o antigo Cegel, no Canto da Fabril. Neste momento surgia o Fabril Atlétic Club (FAC), o primeiro clube de futebol do Maranhão.
Suas cores oficiais eram vermelho, preto e branco. A extinção do time “Fabrilense”, começa a se desenhar em 1914, quando começa uma grave crise econômica na fábrica, que acaba atingindo o clube e paralisando suas atividades.
Ele ressurge em 1916 e permaneceu na ativa até 1923, ano que marca o fim de um histórico time maranhense.