SEGURANÇA

Uber desativará usuários ou motoristas por mensagens inadequadas

A medida tem como prioridade proibir qualquer comportamento discriminatório, violento, ou de conduta sexual.

Reprodução

A Uber anunciou nesta terça-feira (16) que, além do Uber Eats, começa a banir a conta de passageiros e motoristas por mensagens impróprias no aplicativo de transporte particular. A empresa passa a definir limites nas conversas pelos chats nas viagens de carro e nos pedidos do Uber Eats, por celulares Android e iPhone (iOS), com o objetivo de aumentar a segurança de clientes e parceiros.

Caso uma conversa inadequada seja confirmada dentro do aplicativo, a conta do usuário será desativada. A medida tem como prioridade proibir qualquer comportamento discriminatório, violento, ofensivo ou de conduta sexual. A Uber usa uma base de palavras-chave para identificar casos de linguagem inaceitável.

Mensagens que tenham palavras ofensivas no bate-papo do aplicativo são automaticamente identificadas, o que resulta em uma desativação da conta de maneira permanente. Uma equipe com aproximadamente 600 profissionais trabalha no Centro de Excelência da empresa em São Paulo para uma análise precisa das conversas entre usuários e colaboradores da Uber. O time fica responsável por identificar condutas inapropriadas no chat do aplicativo.

A ferramenta de bate-papo da Uber facilita a comunicação entre usuários, motoristas e entregadores, que podem informar se estão perto do cliente, se aconteceu algum imprevisto durante o trajeto ou esclarecer dúvidas de percurso. É possível enviar mensagens padronizadas, como “Estou aqui” ou “Estou te procurando”, por exemplo. Para garantir uma maior privacidade, o número do telefone da pessoa não fica visível.

O Brasil é o primeiro país em que recebe o investimento de R$ 250 milhões nos próximos cinco anos para o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da empresa, que tem como foco a segurança de seus serviços. Além disso, a companhia anunciou uma parceria com a Serpro para verificar as informações dos profissionais cadastrados em tempo real na plataforma.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias