Reitoria da UFMA revoga ação que despejaria alunos de laboratórios
Uma decisão tomada no dia 27 pelo Departamento de Oceanografia poderia prejudicar pesquisas de quase 100 estudantes do curso e desalojar mais de R$ 1,5 milhão em equipamentos
Foi revogada, pela Reitoria da Universidade Federal do Maranhão, uma decisão que poderia despejar projetos científicos de quase 100 alunos do curso de Oceanografia de laboratórios do campus. A suspensão do memorando foi divulgada nesta sexta-feira (1), por meio de nota.
Consta no comunicado que a Reitoria da universidade decidiu suspender a decisão, tomada pelo Departamento de Oceanografia (DEOLI), que consistiria na troca das fechaduras de laboratórios e na realocação dos equipamentos até uma decisão consensual que deverá ser tomada em um momento posterior.
“A UFMA prima pelas boas relações e luta muito para que tenha condição de atender adequadamente os nossos alunos e professores. Essas medidas estão sendo avaliadas. Acabamos de fazer uma reunião para fazer um documento que possa dar uma resposta a essa situação”, relatou a reitora Nair Portela, após se reunir com os alunos do curso na tarde de ontem (28).
Confira a nota:
A Universidade Federal do Maranhão informa que recebeu, como cópia, o Memorando Eletrônico 27/2019 do Departamento de Oceanografia e Limnologia, que trata da troca de fechaduras e remanejamento de equipamentos e materiais dos Laboratórios de Hidrodinâmica Costeira, Estuarina e de Águas Interiores; Ecotoxicologia; Ficologia; Microalgas-Cepário; Laboratório de experimentos; e salas de aula e administrativa da Pós-Graduação do PPGOceano.
Considerando o comprometimento da Universidade em salvaguardar o patrimônio público, bem como garantir que não haja prejuízos às ações de ensino e pesquisa desta instituição, a reitoria da UFMA informa que resolveu suspender a decisão de troca de fechaduras e remanejamento dos equipamentos até ulterior decisão consensual para dirimir as questões levantadas.
Entenda
Uma assembleia dos professores na tarde da última quarta-feira (27) havia decidido o despejo imediato de três laboratórios do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão,o que poderia levar quase 100 pessoas a perderem seus projetos científicos. Graduandos e pós-graduandos do curso repudiaram e denunciaram a situação por meio de notas.
Segundo a decisão do DEOLI, seria realizada a troca de fechaduras de laboratórios e salas dentro do prazo de 24 horas e, para que os alunos não fossem prejudicados, eles deveriam retirar todos os materiais e equipamentos destes locais. O Departamento passaria a ser o portador oficial das chaves.