FUTUROS MÉDICOS

Curso de medicina da UEMA de Imperatriz deverá ter início em 2021

Uma reunião do Conselho Universitário da UemaSul aprovou, na noite da última sexta-feira (15), o documento oficial de criação do novo curso de medicina da universidade

Programa foi criado pela presidente Dilma Rousseff. (Foto: Reprodução)

Uma reunião do Conselho Universitário (Consun) que aconteceu no final da última sexta-feira (15) em Açailândia aprovou o projeto pedagógico do curso de Medicina no Campus de Imperatriz da UEMA Sul. Os alunos poderão ingressar no novo curso a partir de 2021.

Segundo o planejamento, ainda neste ano de 2019 está prevista a construção do prédio; em 2020, deverá ser lançado o primeiro vestibular; e, no ano seguinte, o curso deverá iniciar. A forma de ingresso deverá ser o PAES Uema, vestibular unificado tanto do campus da capital quanto dos interiores.

A turma oferecerá cerca de 40 vagas e a didática será utilizadas Metodologias Ativas, um sistema que se usa na Europa e em Cuba. “O curso já é integrado com a estrutura da saúde pública da região. Os alunos já começam parte das disciplinas principalmente nos postos de saúde. Está mais voltado para a saúde da família”, explica a assessoria da UemaSul.

Para o curso existir, inicialmente teve que ser encaminhado pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, um Projeto de Lei para a criação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) à Assembleia Legislativa do Estado. Aprovado em meados de junho do ano passado, o próximo passo seria passar pelo Consun.

A elaboração do plano pedagógico contou com vários profissionais da área pedagógica da saúde, além da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas (Seepp).

A pró-reitora de planejamento e comunicação e presidente da comissão de implantação do curso de medicina, Sheila Elke Araújo, deverá estar em São Luís ainda nesta semana para discutir a construção do primeiro prédio de medicina de Imperatriz.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias