Como lidar com a baixa produtividade no escritório de advocacia?
Quando a baixa produtividade impacta no faturamento do negócio, é preciso atuar para resolver o problema.
Mapeando as causas do problema
Inúmeras causas podem influenciar para baixar a produtividade no escritório, mas há as que são facilmente reconhecidas no dia-a-dia e ajudam a identificar outras menos visíveis.
Excesso de informações, sobrecarga de trabalho, má gestão e desmotivação da equipe e mau aproveitamento do tempo são parte delas. O primeiro passo, antes de agir para resolver o problema, é compreender as causas e como se desenvolvem na rotina.
Excesso de informações
O excesso de informações é um fator de distração e pode tirar o foco dos advogados daquilo que deveria ser prioridade no trabalho. O melhor exemplo disso é o tempo gasto acompanhando e-mails que chegam à caixa de entrada, especialmente se a maioria deles não é realmente importante.
Sobrecarga de trabalho
A combinação de equipe enxuta e grande quantidade de clientes e processos indica que haverá alta carga de trabalho para os profissionais. A situação fica pior se os colaboradores ainda precisam executar muitas atividades burocráticas, como busca de atualizações em sites de tribunais e Diários Oficiais, que são importantes, mas ocupam tempo e poderiam ser automatizadas.