Checamos: Vazamento de óleo nos mares de São Luís?
Nesta quarta, imagens das praias da ilha supostamente sujas com de óleo e soja circularam na internet. Os despejos teriam vazado de navios. O Imparcial apurou o fato
Nesta quarta-feira (27), vídeos e imagens das praias de São Luís circularam na internet. Nas imagens, o mar e a areia com cor e desejos incomuns, que muitos alegaram se tratar de óleo e soja, supostamente advindos vazamento de um navio.
Para apurar o fato, O Imparcial entrou em contato com a Capitania dos Portos do Maranhão, que examinou os pontos da ilha. Dentre eles, a Praia do Olho D’água, que aparece no vídeo.
Segundo o Coronel Alves, da Capitania, a água está bastante suja com algas e restos de vegetais, algo comum na época da chuva. As algas, comumente conhecidas como “gigoga”, são trazidas pelo vento.
“Quando junta tudo isso, às vezes coincide com as nuvens e dá essa ideia de sujeira, principalmente quando são imagens aéreas”, explica Alves. E ressalta: “mas nada identificado como óleo”.
Ainda segundo o Coronel, já que não há vestígio de poluição, os banhistas podem continuar a entrar no mar tranquilamente.