ECLIPSE

Saiba como capturar boas fotos e apreciar o eclipse lunar em São Luís

Segundo o professor Antônio Oliveira, do Laboratório Ilha da Ciência (UFMA), a Litorânea será o melhor ponto para observação

Reprodução

As atenções do mundo hoje estão para o céu, acontecerá o maior eclipse lunar deste século. Mas o que o ludovicense quer saber como observar e capturar boas imagens desse fenômeno. Nós contamos.

O eclipse entra na fase umbral às 17:22, pelo horário de Brasília, mas em São Luís, a Lua tem sua nascente prevista para 18h02. O observador terá 10 minutos para assistir o final do fenômeno.

Mas onde observar o eclipse? Segundo o professor Antônio Oliveira, do Laboratório Ilha da Ciência (UFMA), a Litorânea será o melhor ponto para observação. “Caso o horizonte leste esteja limpo, o melhor local para a observação será o final da Litorânea, olhando para a falésia da praia do Olho d’Água. Também poderá ser observado em todo horizonte leste.”, explicou o professor.

O professor também explica a fase penumbral. ” A fase penumbral que inicia às 19h20min somente diminui a intensidade da luz refletida na superfície da Lua”, relata. Ao responder como definia a ciência e momentos como esses, o professor Oliveira disse que a “ciência e como uma bola de sabão simples, linda e encanta. Desta forma olhe para o Céu e veja como está lindo.”

Como tirar boas fotos?

O coordenador de fotografia da Agência Brasil, Marcello Casal Jr., dá algumas dicas de como fotografar o eclipse lunar:
– Usar um tripé e disparador remoto. A recomendação vale para câmeras ou smartphone
– Evitar movimentos bruscos para que a câmera ou o celular não vibrem
– No caso de câmeras profissionais, usar o ISO corretamente. O ISO mede a sensibilidade do sensor à luz. Quanto maior o ISO, mais sensível ele está e, com isso, amplia a claridade e captação de luz. Quanto menor o ISO, menos informações serão captadas
– No caso de smartphones, que têm sensor pequeno e lente de dimensões reduzidas, é importante um bom enquadramento. A captação de nuvens podem ajudar a compor uma boa foto. “Timelapses” podem render boas e lindas misturas de fotografia e vídeo que captam a mudança de luz.

Fases

17:22 – Fase umbral – Lua encoberta pela sombra da terra – 50 min.
18:02 – Nascer da lua em São Luís
18:02 -18:12 – Observação do eclipse. Olhe para o Leste. Ficando de costa para o poente o Leste estará à sua frente.
18:03 – Início do eclipse parcial. A sobra a Terra vai lentamente descobrindo a superfície da Lua.
19:19 – término do eclipse parcial.
19:20 – início da fase penumbral do eclipse.
20:29 – término do eclipse.
21.01.2019 – novo eclipse que será observado em sua totalidade em São Luís coincidindo com a Superlua.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias