MAIS DE 39 BILHÕES

Governo libera pagamento do PIS/Pasep

Está liberado a partir desta segunda-feira, 18, recurso do Fundo PIS/Pasep. Têm direito a esse dinheiro os trabalhadores que contribuíram para o PIS ou para o Pasep até 1988

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Está liberado a partir desta segunda-feira, 18, recurso dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)  para cotistas com idade a partir de 57 anos. Têm direito a esse dinheiro os trabalhadores que contribuíram para o PIS ou para o Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenham resgatado todo o saldo. Para saber se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep.

O pagamento será feito pela Caixa no caso de quem tem dinheiro em conta do PIS e pelo Banco do Brasil, se for saldo de Pasep. No total serão liberados 39,3 bilhões de reais para 28,7 milhões de beneficiários. Um valor médio de 1.370 reais por cotista.

Os beneficiários poderão sacar o dinheiro diretamente nas agências até o dia 29 de junho. Depois os pagamentos ficarão suspensos até o dia 7 de agosto. A Caixa e o Banco do Brasil efetuarão crédito em conta dos cotistas que são correntistas no dia 8. Os demais poderão sacar diretamente nas agências a partir de 14 de agosto.

E a partir do dia 14 de agosto, estão liberados os saques para os cotistas de todas as idades, incluindo os que não realizarem o saque na primeira etapa. Todos esses beneficiários com menos de 60 anos terão até o dia 28 de setembro para sacar o dinheiro.

Depois do dia 28 de setembro, volta a valer a regra de liberação dos saques somente para os casos de aposentadoria, idade a partir de 60 anos, invalidez (inclusive do dependente), morte do cotista (habilitando o herdeiro a sacar) e algumas doenças graves, como câncer, aids, Parkinson e tuberculose (incluindo o dependente). Nesses casos, é possível fazer os saques a qualquer momento, sem necessidade de seguir cronograma, e o prazo continua aberto por tempo indeterminado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias