São Luís tem o melhor índice do país em domicílios com sinal digitalizados
Com 95% dos domicílios já digitalizados e recebendo normalmente o sinal digital de TV desde o último dia 28 de março, São Luís bateu recorde em domicílios digitalizados na data do desligamento do sinal analógico de TV no brasil
A região de São Luís está com 95% dos domicílios já digitalizados e recebendo normalmente o sinal digital de TV desde o último dia 28 de março, data em que o sinal analógico foi desligado em São Luís e mais 9 cidades do estado. De acordo com pesquisa feita pelo IBOPE, esse foi o maior índice já conquistado no País na data do desligamento do sinal analógico de TV.
São mais de 440 mil domicílios maranhenses que já assistem a TV com o sinal digital, e consequentemente com mais qualidade de som e imagem. Tarcísio Silva, gerente da Seja Digital na região, resume a missão como um marco histórico. “O processo realizado, com esses grandes índices de digitalização, mostra o quanto as pessoas engajaram. A população tornou-se parceira do projeto”, afirma.
O bom resultado é fruto da parceira do Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, com vários parceiros, entre eles, prefeituras, voluntários e ONGs.
O trabalho de ONGs parceiras foi essencial. “Nos orgulhamos muito de fazer parte desse processo, cuja maior contribuição foi garantir o direito à informação, ao lazer e ao entretenimento de pessoas que, não fosse a Seja Digital, ficariam sem assistir TV”, disse Fábio Cabral, Coordenador do Instituto Formação, responsável pela mobilização de voluntários de diversas comunidades.
Em parceria com as prefeituras, o atendimento à população foi potencializado por meio do trabalho de mais de 200 servidores municipais, como os 23 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Também tiveram papel importante os mais de 50 líderes comunitários e mobilizadores sociais, que orientaram moradores de diversas localidades.
Ainda dá tempo
Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias, nessas 10 cidades (São Luís, Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, S. José de Ribamar e São Bento). A expectativa da entidade é que a região de São Luís siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios não ficarão sem ver televisão.