NÍVEL DA ÁGUA

Após nova elevação, nível do Rio Tocantins permanece estável

O superintendente da Defesa Civil Josiano Galvão ressalta que a expectativa é que o rio comece a baixar a partir de hoje

Foto: Divulgação

Com as fortes chuvas que atingiram o Maranhão e a região das cabeceiras do Rio Tocantins no fim de semana, o nível da água elevou-se para 6,40 metros cúbicos acima do leito normal. De acordo com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, monitoramentp registra média de 6,21 m³ nesta segunda-feira, 26.

O superintendente da Defesa Civil Josiano Galvão ressalta que a expectativa é que o rio comece a baixar a partir de hoje, e que não há perigo de inundação pelas próximas 24 horas. “A situação é estável, porém, não devemos perder qualquer atenção diante dos riscos”, alerta o superintendente, ao destacar que residências nas áreas ribeirinhas estão sendo monitoradas constantemente.

Segundo ele, equipe da Defesa Civil realiza diariamente o monitoramente do nível do rio. “O trabalho visa garantir informação com antecedência à comunidade, em especial a população ribeirinha de eventuais riscos de inundação”, afirma.

A Defesa Civil acompanha a elevação da água mediante informações do boletim de vazões da Usina Hidrelétrica de Estreito, com previsão de até 12h de antecedência. De acordo com o último boletim, as previsões de elevação do Rio Tocantins serão de 5.317,56 m³/s para 24h, 5.278,43 m³/s para 48h e 5.328,59 m³/s para 72h.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias