APAGÃO NORTE/NORDESTE

Apagão afeta 13 estados nesta quarta

Segundo informações da Cemar, houve problemas na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, estado do Pará

Reprodução

Falha em suprimento da Eletrobrás/ Eletronorte, por volta das 15h55, na tarde desta quarta-feira,21, deixa Maranhão e outros estados do Norte e Nordeste sem energia elétrica.

O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará. “Eu não tenho informação mais precisa, mas foi uma interrupção em uma das linhas de Belo Monte”, disse o ministro.

As Centrais Elétricas do Pará (Celpa), por sua vez, informam que um problema foi detectado na usina de Tucuruí, no nordeste do estado. A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e Nordeste.

Além do Maranhão, os estados de Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Piauí e Pará foram afetados. A queda de energia durou cerca de 01h.

O Imparcial entrou em contato com a assessoria de imprensa da Companhia Energética do Maranhão  (Cemar) que confirmou o problema e informou que apenas os municípios de Imperatriz, Açailândia, Presidente Dutra e Barra do Corda estão com energia.

Confira a nota da Operadora Nacional do Sistema elétrico (ONS):

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional – SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.
Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.
As causas de desligamento estão sendo investigadas.
Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.
Assessoria de Imprensa
Operador Nacional do Sistema Elétrico

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias