Apagão afeta 13 estados nesta quarta
Segundo informações da Cemar, houve problemas na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, estado do Pará
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2018/03/83AB605F-4815-44BB-8A2E-8BDDD261056B.jpeg)
Reprodução
Falha em suprimento da Eletrobrás/ Eletronorte, por volta das 15h55, na tarde desta quarta-feira,21, deixa Maranhão e outros estados do Norte e Nordeste sem energia elétrica.
O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará. “Eu não tenho informação mais precisa, mas foi uma interrupção em uma das linhas de Belo Monte”, disse o ministro.
As Centrais Elétricas do Pará (Celpa), por sua vez, informam que um problema foi detectado na usina de Tucuruí, no nordeste do estado. A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e Nordeste.
Além do Maranhão, os estados de Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Piauí e Pará foram afetados. A queda de energia durou cerca de 01h.
O Imparcial entrou em contato com a assessoria de imprensa da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) que confirmou o problema e informou que apenas os municípios de Imperatriz, Açailândia, Presidente Dutra e Barra do Corda estão com energia.
Confira a nota da Operadora Nacional do Sistema elétrico (ONS):
Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional – SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.As causas de desligamento estão sendo investigadas.Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.Assessoria de ImprensaOperador Nacional do Sistema Elétrico