FUTEBOL

Sampaio e Cordino podem se enfrentar na Copa do Brasil

Equipes maranhenses estão no Pote 3 e 7, respectivamente, que devem formar as chaves da primeira fase. Confrontos serão definidos no sorteio do dia 15 de dezembro. Tricolor estreia fora e Onça em casa

Foto: Reprodução

A Copa do Brasil de 2018 será a edição com maior premiação na história do futebol brasileiro. Além disso, pode marcar um fato inédito que seria um confronto entre clubes maranhenses na competição.
Sampaio Côrrea e Cordino são os representantes do Maranhão na competição e por conta do regulamento para a próxima edição podem se enfrentar já na primeira fase. O sorteio deve ser realizado no dia 15 de dezembro.
Enquanto o Tricolor vai para a sua 23ª participação na Copa do Brasil, vindo da melhor campanha de um maranhense, pois chegou à terceira fase em 2017, o Cordino vai fazer a sua estreia na competição.

Cruzamentos

Pelo regulamento da Copa do Brasil, os clubes são divididos em oito potes (classificados de 1 a 8, de acordo com o ranking da CBF). Havendo na primeira fase um cruzamento entre os potes da seguinte forma: Pote 1 x Pote 5. Pote 2 x Pote 6. Pote 3 x Pote 7. Pote 4 x Pote 8.

O Sampaio Côrrea está no Pote 3 e, portanto, enfrenta os times do Pote 7, onde está o segundo representante do Maranhão na competição: Cordino. O que gera uma possibilidade de um confronto inédito entre times do estado na Copa do Brasil. O adversário do Tricolor (e da Onça) serão conhecidos no sorteio do dia 15 de dezembro, mas já estão listados os possíveis encontros dos times maranhenses na competição.

O Sampaio pode enfrentar um entre São Raimundo-RR, Vitória da Conquista-BA, Brasiliense-DF, Cordino, Real Ariquemes-RO, Independente-PA, Interporto-TO, Dom Bosco-MT, Nova Iguaçu-RJ e Cianorte-PR.
Outras duas certezas acerca do sorteio é que o Tricolor estreia na Copa do Brasil fora de casa, independente do adversário, enquanto o Cordino deve começar a competição em Barra do Corda.
Pelo regulamento geral, não há restrições quanto a capacidade de estádios até a terceira fase, o que deve fazer a Onça mandar seus jogos no Estádio Leandrão.

Regulamento

O regulamento de 2017 será mantido para a Copa do Brasil em 2018, com apenas uma mudança significativa que seria o fim do gol qualificado para as partidas de ida e volta. Com isso, o empate no saldo de gols levaria a disputa por pênaltis, independente dos gols marcados fora de casa.

Na primeira fase, os jogos seguem sendo partida única com o time pior colocado no ranking da CBF sendo o mandante da partida com o time visitante (e melhor ranqueado) tendo a vantagem de jogar por um empate.

A segunda fase também é disputada em jogo único, mas o empate passa a não ser mais um critério de desempate. Ou seja, a equipe que vencer a partida será classificada e em caso de igualdade no placar haverá disputa de pênaltis. Desta fase em diante, o mando de campo será definido por sorteio feito pela CBF.

MOSTRAR MAIS