DETERMINAÇÃO

“Passei em 8 concursos sem nunca ter feito cursinho”

Estudar em casa, com material adequado e disciplina, pode trazer aprovação em concurso público antes do que você imagina

Priscila Sousa, sempre estudou por apostilas e já foi aprovada em 8 concursos

Concurso Público: a grande chance

13 milhões de desempregados foi o número registrado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, referente ao terceiro trimestre do ano. No mesmo período, o rendimento médio habitual do brasileiro ficou em torno de R$ 2.115.

Num país com alta taxa de desemprego, concurso é sinônimo de segurança. Além de bons salários, a carreira de funcionário público oferece certa estabilidade. De acordo com a Constituição Federal, a perda do cargo está ligada a três situações específicas: após sentença judicial transitada em julgado, por processo administrativo ou insuficiência de desempenho.

Apostilas preparatórias para concursos aqui

Estudo em casa garante aprovação, sim

Em busca da tão sonhada vaga, a palavra de ordem é disciplina. Foi o que fez Priscila Sousa, ao decidir ingressar na carreira pública. Ela não tinha condição financeira para arcar com alto custo de curso preparatório. Começou a estudar com apostilas, em casa, nos horários pré-estabelecidos.

A força de vontade trouxe a primeira aprovação. “Não tem quem me diga que não é possível passar em concurso estudando sozinha. O segredo é ter rotina. Rotina de diversão, de passeio e, principalmente, de estudo”, afirma Priscila, aprovada em 8 concursos no estado do Maranhão, 1º lugar em um deles.

Rute Eva Cavalcante tem história parecida. Ela comprava apostilas e montava seu próprio cronograma de estudos. “Eu sempre gostei de estudar sozinha. Acho mais produtivo”, conta. Determinada, hoje é funcionária do Estado e Município. “Busquei, acreditei, persisti e consegui!”, lembra orgulhosa.

Mas estudar em casa nem sempre é um mar de rosas. Dificuldades surgem no caminho e não devem ser motivos para desistência. É preciso ter em mente que persistir é fundamental. “Fiz muitos concursos. No começo, não passava. Depois comecei a passar e não ser chamada. Depois comecei a passar e ser chamada”, diz Rute Eva.

Dicas para ser aprovado estudando em casa

1. Comece o quanto antes

Geralmente, concursos são divulgados meses antes da publicação do edital. Comece estudando 1 hora por dia e vá aumentando o tempo de acordo com a necessidade. Com o edital publicado, estabeleça horário de estudo diário para cada disciplina. Três horas por dia são suficientes e, se for fazer intervalo para lanche ou checar WhatsApp, lembre-se do compromisso de retornar depois.

2. Use post-it

Além do clássico marcador de texto, o post it colorido pode ser uma boa estratégia para separar assuntos específicos dentro de uma mesma disciplina.

3. Trabalhe a memória visual

Inclua nos momentos de lazer jogos da memória, caça palavras, palavras cruzadas e outras alternativas que puxem pela memória. Exercite a percepção estratégica.

4. Consuma conteúdos extras

É preciso ter em mente que, além da apostila, conteúdos de livros, revistas e jornais contribuem para ampliação do conhecimento. Temas gerais podem ser levados em consideração para bom desempenho nas provas.

5. Não descarte apostilas de concursos passados

Apostilas antigas são excelentes fontes para consultas posteriores.

Marcador de texto e post-it: boas ferramentas de estudo
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias