SAIBA OS SIGNIFICADOS

Nomes criativos de operações da PF do Maranhão

Sermão aos Peixes, Rêmora, Lignum… Uma aula de história!

Reprodução

Recentemente a Polícia deflagrou mais  uma fase da operação “Sermão aos Peixes” da Polícia Federal, que resultou em  na prisão temporária de 14 pessoas e no cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão em São Luís, Imperatriz, Amarante e Teresina (PI), além do bloqueio judicial e sequestro de bens no total de R$ 18 milhões.

Um dos detalhes que chama atenção é a criatividade nos nomes das operações.Por exemplo,  você sabe o motivo do nome “Sermão aos Peixes”? Vamos te explicar o significado dela e de outras operações com nomes criativos que aconteceram no estado do Maranhão.  É uma aula de história, viu?!

Sermão aos Peixes 

O nome da Operação é uma referência a um trecho do Sermão do Padre Antônio Vieira (1654), que ficou conhecido como o “Sermão aos Peixes”, no qual o Padre toma vários peixes como símbolos dos vícios e corrupção da sociedade. Um dos peixes ele chamou de PEGADOR, referência aos vícios do oportunismo: “vivem na dependência dos grandes, morrem com eles”.

Operação Rêmora

Uma das fases da Operação “Sermão aos Peixes”, O nome da operação faz referência a um trecho do famoso “Sermão aos Peixes” proferido por Padre Antônio Vieira em São Luís no ano de 1654. No sermão, as várias espécies de peixe são mencionadas como símbolos dos vícios e corrupção da sociedade.

O peixe rêmora seria pequeno, mas possuiria uma grande força para influenciar os acontecimentos. Na natureza, é uma espécie que costuma se agarrar a tubarões e vive das sobras dos alimentos deixados pelo peixe maior.

Operação Lignum

Em março de 2016, a PF iniciou a Operação Lignum. A operação foi batizada de Lignum em uma referência a como é conhecido o termo “madeira” em latim.

Massa, né?!

Operação Cheque em Branco
O nome da operação faz alusão ao modus operandi da organização criminosa, o qual indica que os referidos gestores municipais entregavam cheque e guias de saques, vinculados à contas abertas especificamente para movimentação de recursos federais dos municípios, todos assinados “em branco” pelos gestores, como forma de pagar empréstimos pessoais contraídos a juros exorbitantes, deixando ao alvitre dos agiotas os recursos públicos federais repassados aos municípios.

Operação Nuvem Negra
Em 2013, juntamente com o Ibama a PF deflagrou a Operação Nuvem Negra, que visava desarticular esquema criminoso de invasão cibernética em sistemas de controle florestal. Essa foi a primeira operação da história de combate a esse tipo de crime ambiental.

Operação Vetores

Em fevereiro de 2017, a polícia juntamente com Força-Tarefa Previdenciária, integrada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Previdência Social, com a finalidade de reprimir crimes previdenciários.

Motivo de “Vetores”?

É uma alusão à terminologia médica da área de epidemiologia, que tem como significado o ser vivo capaz de transmitir um agente infectante, em uma referência aos responsáveis pela transmissão de vínculos empregatícios irregulares.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias