RATO DE BIBLIOTECA

5 bibliotecas para conhecer em São Luís

Em São Luís, a tradição das prateleiras de livros ainda respira em plena era digital

Já dizia Jorge Luís Borges: sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria…

Seja para fugir do barulho, entretenimento, as tradicionais bibliotecas sempre serão um bom lugar para a busca do conhecimento e as curiosidades existentes em cada um. Em São Luís, a tradição das prateleiras de livros ainda respira em plena era digital. Pensando em você, rato de biblioteca, selecionamos alguns espaços dedicados à leitura espalhados pela capital maranhense. Confira:

Biblioteca Benedito Leite (foto: Honório Moreira )

1- Biblioteca Benedito Leite

Segundo historiadores, a Biblioteca Pública Benedito Leite é a segunda biblioteca mais antiga do país. Desde a sua criação, em 3 de maio de 1831, sempre recebeu notáveis da literatura e das ciências. O acervo guarda preciosidades, como o manuscrito de Machado de Assis enviado a Arthur Azevedo, a maior expressão do teatro brasileiro, assim como outros documentos, hoje digitalizados.Ela conta com uma acervo formado por mais de 120 mil volumes e quase 10 mil obras raras.

Os livros do acervo estão disponíveis para pesquisa. No entanto retirada de um exemplar somente após tirar a carteirinha do local.  É necessário ter em mãos RG, CPF, comprovante de residência e uma taxa de R$ 5 sendo renovada anualmente pelo mesmo valor.

Endereço: Praça Deodoro, Centro.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 08h30 às  19h

2- Biblioteca do Sesc Deodoro

A Biblioteca Rosa Castro funciona no Sesc, localizado na Deodoro, no Centro da Capital. São disponibilizados à comunidade, livros, revistas e jornais, um variado acervo das literaturas brasileira e mundial, além de livros infanto-juvenis e técnicos para pesquisas e consultas. O acervo da Rosa Castro disponibiliza a obra completa de Sigmund Freud, de Monteiro Lobato, Josué Montello, entre outros grandes nomes da literatura. Conta com um acervo de mais de dez mil títulos, entre livros técnicos, didáticos, infantis, revistas, jornais, CD Rom
*Somente os sócios do Sesc podem levar os livros do acervo emprestado. 

Horário de funcionamento: 8h30 às 17h (de segunda a sexta-feira)

(Foto: Reprodução)

3- Biblioteca Central da UFMA

Com um acervo formado por mais de 340 mil volumes, a Biblioteca Central da Ufma possibilita à seus alunos, docentes e comunidade acesso direto as suas obras. O local dispõe de uma ampla sala de estudo. O espaço ta,bém funciona como um repositório de monografias.

* Empréstimo de livros somente para estudantes da Universidade.

Endereço: Av. dos Portugueses, 1966 – Sá Viana

Horário de funcionamento: 08h às 21h. (Segunda a sexta-feira)

Foto: Biblioteca Ferreira Gullar

4- Biblioteca Ferreira Gullar- Centro de Criatividade Odylo Costa Filho 

A biblioteca leva o nome do escritor maranhense Ferreira Gullar. Por lá é possível encontrar grandes livros da literatura maranhense, além de ser um bom lugar para estudar. Ela fica localizada na Praia Grande, dentro do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. 

OBS: Os livros não podem ser levados para casa.

Curiosidade

Na entrada da biblioteca, tem mesa com livros em cima. Esses, sim, você pode levar para casa. Tem livros para doar? Aproveita e passa para fazer sua doação. Os visitantes agradecem.

5- Casa de Cultura Josué Montello

A Casa de Cultura Josué Montello destina-se a promover estudos, pesquisas e trabalhos nas áreas da literatura, artes, ciências sociais, história, geografia, contribuindo para a preservação da memória e da produção artística e cultural do Estado. Possui acervo bibliográfico, arquivístico e museológico, sendo 90% doado pelo escritor maranhense Josué Montello ao governo do Maranhão.

Para quem gosta de levar o livro para casa, é possível após retirar a carteirinha própria do local. Para tal, é necessário RG, CPF, comprovante de residência e uma taxa única de R$5.

Endereço: Rua das Hortas, 327, Centro, São Luís – MA

Horário de funcionamento: 13h às 18h ( Segunda à sexta-feira)

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias