SAÚDE

5 mitos sobre a lactose que você precisa saber

Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios, tira as dúvidas sobre a lactose

Reprodução

Quando se fala em lácteos, muitas das questões que surgem dizem respeito à lactose. Para tirar essas dúvidas, Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios), desvenda 5 mitos sobre a lactose.

1. A lactose é uma vilã – a lactose é um carboidrato, um açúcar intrínseco do leite que tem como função fornecer energia ao corpo e ajudar na absorção de cálcio no organismo. Essa função nutricional é especialmente importante para as crianças, que necessitam do cálcio para o desenvolvimento e fortalecimento da estrutura óssea.

2. Ela engorda – o leite é um alimento de baixo índice glicêmico, já que a lactose sempre é absorvida entre as proteínas, carboidratos e gorduras que fazem parte dos lácteos. Por esse motivo, os lácteos fornecem as condições ideais de metabolização destes nutrientes.

3. Nunca pode ser consumida por quem tem intolerância – em casos leves e moderados de intolerância, é indicado consumir quantidades conhecidas de lactose. Queijos e iogurtes, por exemplo, são dois lácteos que têm um nível menor de lactose devido ao seu processo de produção. Em algumas situações, existe ainda a possibilidade de a intolerância ser revertida.

4. Provoca inchaço – a lactose, por si só, não provoca inchaço. A presença de qualquer alimento no estômago e no intestino e os gases resultantes do processo digestivo geram um leve inchaço normal e inerente ao processo digestivo. Em pessoas com intolerância à lactose, ocorre desconforto ou dor abdominal, juntamente com inchaço, resultante da intolerância.

5. O consumo não é recomendado – de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO), o consumo de leite deve ser estimulado e o açúcar intrínseco do leite, a lactose, não deve ser computada nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) que limitam o consumo de açúcar simples, o açúcar de adição.

“É importante salientar que todos os nutrientes se complementam no organismo, entregando vantagens e benefícios à saúde dentro de uma dieta equilibrada. No caso da lactose não é diferente. Mesmo que seja associada à intolerância em alguns casos, ela é um nutriente que deve fazer parte de uma alimentação equilibrada”, explica Ana Paula.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias