ENSINO TÉCNICO

30 mil candidatos fizeram prova do IFMA; gabarito sai hoje

Ao todo, são ofertadas 6.475 vagas em 26 municípios maranhenses; o curso com maior concorrência foi o de Técnico em Mecânica

Mais de 30 mil estudantes realizaram neste domingo, dia 3, a prova referente ao processo seletivo unificado para ingresso, em 2018, nos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Maranhão. Os candidatos concorrem a 6.475 vagas, distribuídas em 39 cursos ofertados em 26 municípios maranhenses.

O gabarito oficial será publicado na tarde desta segunda-feira, dia 4, no site do IFMA, e afixado na portaria dos campi. O resultado final será divulgado no dia 9 de janeiro, e as matrículas iniciadas dois dias depois.

Cursos mais concorridos

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2017, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

O campus com concorrência maior foi o de São José de Ribamar, com 1.623 candidatos inscritos para um total de 120 vagas, o que representa uma concorrência de 13,53 pessoas por vaga. Em seguida, vem o Campus São Luís – Centro Histórico, com 2.245 inscritos para 245 vagas, gerando uma concorrência de 9,16 candidatos por vaga. Em terceiro lugar está o Campus São Luís – Monte Castelo, com uma concorrência de 8,68 candidatos por vaga, sendo 5.814 inscritos buscando lugar em 670 vagas.

Já os cursos mais concorridos ficaram concentrados nos campi da região metropolitana de São Luís. O curso mais concorrido no geral foi Técnico em Mecânica Subsequente, do Campus São Luís – Centro Histórico, com 23,08 candidatos inscritos para cada vaga. Para este curso, 923 candidatos se inscreveram para disputar 40 vagas. Na sequência dos cursos mais concorridos, vem o Técnico Integrado em Informática da unidade São Luís – Monte Castelo, com 647 inscritos para 30 vagas (21,57 candidatos por vaga). Já o Campus São José de Ribamar aparece com o terceiro curso mais procurado, Curso Técnico em Administração Subsequente. Para este curso foram 731 inscritos para 40 vagas, totalizando uma média de 18,28 candidatos por vaga.

As vagas serão preenchidas nos campi de Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São José de Ribamar, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias