Tênis de mesa maranhense conquista 14 medalhas nas Paralimpíadas
Nas Paralimpíadas Escolares 2017, em São Paulo, brilharam os maranhenses Marcos Lindoso, Raquel Santos, Samily Pereira, Sther dos Santos, Luanderson Diniz e Wendel Teixeira
Foi bastante positiva a participação do Maranhão nas Paralimpíadas Escolares. Além da natação e do atletismo, outros esportes se destacaram, entre eles, o tênis de mesa, que subiu no pódio das Paralimpíadas Escolares 2017, em São Paulo. O grupo de mesa-tenistas paralímpicos Raquel Santos, Samily Pereira, Sther dos Santos, Marcos Lindoso, Luanderson Diniz e Wendel Teixeira, conquistou 14 medalhas para o estado, sendo uma de ouro, quatro de prata e nove de bronze.
A maranhense da cidade de Matinha, Raquel Alves,15 anos, faturou um ouro (na dupla) e dois bronzes por equipe. Ela falou da satisfação em participar das Escolares. “Esse já é o meu terceiro ano nas Paralimpíadas e estou muito feliz em participar mais uma vez levando três medalhas. A vitória do ouro não foi fácil e agora é treinar mais para os próximos anos”, disse a mesatenista.
Samily Pereira, 13 anos, participou pela primeira vez dos jogos e já subiu no pódio, garantindo duas pratas na categoria A por equipe. “É uma honra representar meu estado e, entre tantos estados fortes, sair com duas medalhas”, disse Samily.
Goalball feminino
As meninas do goalball maranhense conquistaram a medalha de bronze. Elas venceram por 11 a 9 a equipe de Santa Catarina na decisão que garantiu o pódio no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP.
“Essa medalha de bronze significa muito para mim e para todos do Maranhão, pois conseguimos com muito esforço. Sou deficiente visual e estou aqui para mostrar que cego pode fazer qualquer coisa que quiser, basta ter fé e acreditar. Estou com essa medalha mostrando isso para todos! Conseguimos ganhar a medalha que, para mim, não é bronze é ouro”, disse atleta Zilene Pereira, de 15 anos de idade.
Premiação
A premiação da modalidade aconteceu ontem (24) – último dia das Escolares- com medalhas entregues pela Seleção Brasileira de Goalball Feminino. O primeiro lugar ficou com a equipe de São Paulo; e Minas Gerais em segundo lugar. A delegação maranhense teve o apoio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), nas Paralimpíadas Escolares: evento de realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Ministério do Esporte (ME).
Masculino
Na categoria masculina,o Marcos Antônio, levou duas medalhas de prata por equipe na categoria A. O estudante Luanderson Diniz ganhou uma prata e um bronze; e o Wendel Teixeira, do Colégio Universitário (Colun), ganhou dois bronzes.