Cultura

Lendas da capital encantaram público no Sarau Histórico

Nossa Senhora da Vitória, Manguda e Ana Jansen: esses foram alguns personagens que deram vida à Praça Benedito Leite, no Centro de São Luís na noite de sexta-feira (17). Com poesia, música e efeitos especiais, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), levou história e cultura local ao público […]

Reprodução

Nossa Senhora da Vitória, Manguda e Ana Jansen: esses foram alguns personagens que deram vida à Praça Benedito Leite, no Centro de São Luís na noite de sexta-feira (17). Com poesia, música e efeitos especiais, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), levou história e cultura local ao público em forma de um grande espetáculo teatral a céu aberto, em mais uma edição do Sarau Histórico que tevr como tema ‘Lendas e Magias de São Luís’.

Interpretados por atores da companhia Tramando Teatro, personagens célebres do folclore e imaginário da capital maranhense estiveram presentes no evento. As histórias de Ana Jansen e sua carruagem, Nossa Senhora da Vitória, que transformou areia em pólvora durante a Batalha de Guaxenduba, a Manguda, que aterrorizou os moradores da São Luís de décadas atrás e histórias de amor incomparáveis que fizeram parte do passado foram contadas de forma lúdica a todos. “Eventos como este são uma grande oportunidade de conhecer São Luís, e levar estes conhecimentos é bom para a cidade e para quem nos visita, por eles perceberem que nós conhecemos a nossa cultura”, afirma a secretária municipal de turismo, Socorro Araújo.

Músicas clássicas dos anos 1980 e 1990 também animaram a todos. Com um repertório vasto, os músicos do Sarau relembraram tempos de ouro dos bailes e serenatas e o público ainda teve a oportunidade de dançar os boleros na Praça Benedito Leite.

E reviver esses momentos é justamente o objetivo do Sarau Histórico: mostrar São Luís, sua história e cultura para os moradores e também para os visitantes que passam pela cidade, como Josefa Lindoso, de 47 anos, que veio de Santa Catarina para conhecer a capital maranhense. “O evento foi mágico. As histórias e a forma como elas foram contadas conseguiram me deixar mais apaixonada pela cidade”, explicou.

O Sarau Histórico é um dos eventos do Reviva, que também conta com o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae. A próxima edição do Sarau, com o tema natalino, será realizado no dia 20 de dezembro e será o grande encerramento da programação anual do Reviva.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias