Literatura

Escritora maranhense aborda violência infantil em livro

A ideia de criar o livro sobre o assunto tão delicado surgiu logo após uma criança lhe pedir ajuda, durante uma de suas palestras

Com uma leitura criativa voltada para o público infantil, a escritora maranhense Sharlene Serra lançou recentemente o livro Diário Mágico – Um Segredo para contar. A literatura infantil aborda uma temática importantíssima: Violência e abuso infantil. Com 44 páginas, o livro conta a história de Felisbela, uma garotinha que usa um diário ultramoderno e conta detalhes da sua vida para ele, tonando-o seu confidente.

Sharlene, que também é pedagoga, conta que a ideia de criar o livro sobre o assunto tão delicado surgiu logo após uma criança lhe pedir ajuda, durante uma de suas palestras. “Uma criança me abordou e pediu que eu entrasse em contato com a mãe dela e não deixasse mais o motorista ir buscá-la. Como eu não podia intervir diretamente, pois era convidada, apenas comuniquei à escola. O assunto precisava de uma investigação maior, mas estava claro que alguma coisa acontecia com aquela criança”, conta a pedagoga.

Pensado e escrito de forma bilíngue, o diário é tratado como um super herói, ensinando de forma didática e simples como distinguir um carinho de algo a mais. “Precisamos ensinar para as nossas crianças que carinho faz feliz, que não é algo que precisam ter vergonha de contar para alguém. Que carinho não faz chorar e que não pode ser mantido em segredo, tem que ser exposto! Se alguém faz um carinho e pede para não contar para ninguém, a criança tem que entender que aquilo não é carinho”, explica a escritora.

Detalhes

Um dos destaques do livro fica por conta do ‘grand finale’, que contém todos os telefones de órgãos responsáveis para denúncias. “É importante! Pois as crianças podem ter a autonomia de fazer uma denúncia caso algo aconteça com ela”, finaliza.

Outras publicações 

A autora maranhense tem outros livros publicados. Todos voltados para a educação inclusiva. A coletânea inclui:  “Olhando Com Ritinha”, sobre deficiência visual; “Aprendendo Com Biel”, sobre deficiência intelectual; “Caminhando Com Paulo”, sobre deficiência Física; e ” Ouvindo com Vitória”, sobre a deficiência auditiva.

Participação na FeliS 2017

Sharlene Serra fará apresentação do livro durante a 11ª FeliS, dia 18 de novembro, às 17, na Academia Maranhense de Letras (AML), localizada na Rua da Paz, Centro de São Luís.

Diário Mágico – Um Segredo para contar pode ser encontrado na Livraria Amei, localizada no São Luís Shopping.

MOSTRAR MAIS