PREPARADOS?

Primeira etapa do Paes 2018 ocorre neste domingo

Os candidatos devem ficar atentos ao horário de realização das provas que vai das 13h às 18h; Os portões abrem às 12h

Reprodução

A Universidade Estadual do Maranhão realizará neste domingo, dia 22, a primeira etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2018. A Universidade oferta 3.879 vagas para o ano de 2018, distribuídas em todos os Campi. Nesta edição, mais de 47 mil pessoas estão inscritas no certame, em todo o Maranhão. Somente na capital, há 19.273 mil candidatos disputando o PAES da UEMA, sendo a cidade com maior número de inscritos.

Os candidatos devem ficar atentos ao horário de realização das provas. Tanto nesta etapa quanto na próxima, as provas terão início às 13h e serão encerradas às 18h, no horário local. O candidato deve comparecer ao lugar que fará sua prova com, no mínimo, 1 hora de antecedência, portando documento de identificação original com foto. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h em ponto, no horário local.

Documentos

De acordo com o edital do PAES 2018, consideram-se como documentos válidos para identificação do candidato no dia da prova: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997.

O candidato deverá utilizar, obrigatoriamente, caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, com escrita grossa para marcação das respostas nas provas analítico-discursivas e de produção textual. Ele não poderá, sob pena de eliminação do certame: realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros candidatos durante o período das provas; portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Além de utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; portar e estar de posse de armas de qualquer espécie, exceto aqueles que detenham autorização para o respectivo porte, entre outros (veja item 10 do edital).

Na primeira prova do PAES 2018 haverá 60 questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o ensino médio, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. Os conteúdos abordados nesta etapa abrangerão as seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O processo seletivo do PAES 2018 será realizado nos seguintes Campi da UEMA: São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Coelho Neto, Itapecuru-Mirim, Zé Doca, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Pinheiro, Presidente Dutra e Coroatá e nos campi da UEMASUL: Imperatriz e Açailândia.

Segunda etapa

A segunda prova do PAES 2018 acontecerá dia 26 de novembro de 2017.

Só poderá participar dessa etapa do vestibular, o candidato que estiver incluído até o quádruplo do número de vagas oferecidas por curso, turno, centro e campus da UEMA e da UEMASUL (em decorrência de ajuste consolidado por meio do Termo Aditivo n.º 1 ao Termo de Cooperação – Protocolo de Transição entre as Instituições de Ensino Superior).

A lista com o nome dos candidatos convocados para a segunda etapa do PAES 2018 será divulgada dia 14 de novembro de 2017.

Na segunda etapa, a prova será constituída de 12 (doze) questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de 2 (dois) componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, e prova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

Concorrência

O curso mais concorrido do PAES 2018 é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da Polícia Militar do Maranhão (CFO), na categoria feminina. São 330,25 candidatos concorrendo a uma vaga.

O segundo curso mais concorrido é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da PMMA, na categoria feminina, vagas exclusivas para negros, com 200,00 candidatos por vaga; seguido do curso de Medicina, com 266,48 candidatos por vaga.

MOSTRAR MAIS