No Maranhão

Primeira Cozinha Comunitária é inaugurada no Maranhão

A comunidade quilombola do povoado Maruda, em Alcântara, receberá hoje, pelo governo do estado, a implantação de uma Cozinha Comunitária, que servirá 200 refeições por dia, gratuitamente

A Cozinha Comunitária atenderá a nove comunidades quilombolas do povoado e a outros sete municípios

Pela primeira vez, povos tradicionais são contemplados com equipamentos sociais, consolidando a política pública na área de segurança alimentar no Maranhão. Iniciativa pioneira no país, o Governo do Estado beneficia comunidade quilombola do povoado Maruda, em Alcântara, com a implantação de Cozinha Comunitária. O equipamento será inaugurado em solenidade, hoje, dia 24, durante agenda do governador Flávio Dino no município. Na ocasião, o governador inaugura obras de infraestrutura, abastecimento e assistência social.

A Cozinha Comunitária atenderá nove comunidades quilombolas do povoado e a outros sete municípios do entorno, servindo 200 refeições por dia, gratuitamente, além de promover cursos na área de Educação Alimentar. Com a implantação, o governador Flávio Dino aumenta o número destes equipamentos no Maranhão e garante alimentação adequada a milhares de maranhenses, incluindo comunidades tradicionais.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Neto Evangelista, destaca que a entrega da cozinha faz parte de um ciclo de ações de Governo na comunidade, iniciado no segundo semestre do ano passado, na promoção de oficinas sobre as ações e importância deste aparato social. “Na capacitação, as comunidades tiveram acesso a informações sobre os serviços oferecidos e a principal função destes equipamentos”, ressalta o secretário Neto Evangelista.

No equipamento serão ofertados cursos de educação alimentar e gastronomia, de modo a incrementar a renda dos beneficiados e será gerida por um Comitê Gestor, que envolve os representantes das Comunidades Quilombolas.
O município será contemplado com o primeiro Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na primeira parte da agenda do governador na cidade, a partir das 9h. O centro facilitará o acesso a serviços e atendimentos na área, além de possibilitar cadastro em programas sociais. O CRAS está localizado na Avenida Anel do Contorno, s/n, no bairro Caravelas.

Infraestrutura

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, o governador Flávio Dino anuncia a pavimentação de mais sete quilômetros de ruas e avenidas no município. Serão contempladas as ruas do Posto/Coco da Ema, da Granja, Samambais/Vila Airton, Professor Carlos, Rua Nova e a Avenida Anel de Contorno.

“Esta é a segunda etapa de serviços do programa na região e o governador prossegue levando melhorias às vias de todos os municípios do Maranhão, firmando esta importante parceria com as prefeituras”, pontuou o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto. Na primeira etapa foram quatro quilômetros de asfalto. A ação contribui para o fortalecimento da economia e do turismo local.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias