REFORMULAÇÃO?

FMF convoca dirigente de clubes para acertar Estadual 2018

Presidente da Federação Maranhense de Futebol convoca dirigentes de clubes para tratar da fórmula de disputa do Estadual de 2018. Competição da próxima temporada deverá apresentar mudanças.

Presidente da FMF, Antônio Américo. Foto: Karlos Geromy

Um Campeonato Maranhense com fórmula simples que não repita as polêmicas de 2017. É com este pensamento que o presidente da Federação Maranhense de Futebol reúne hoje os clubes da Primeira Divisão de Profissionais (Grupo A). A reunião será na sede da entidade, no Palácio dos Esportes, e começará às 16h.

Ontem, o presidente Antônio Américo adiantou a O Imparcial que a tendência é que a competição do ano que vem seja disputada por meio de uma fórmula simples, sendo esta a intenção dos dirigentes e da própria federação. Já existe um esboço sugerindo a classificação de quatro equipes para disputa de cada turno.

Américo entende que, quanto mais simples for a fórmula de disputa da competição, menores são as possibilidades de confusão. “Sou a favor, por exemplo, de que, quando duas equipes terminarem em condições de igualdade em pontos, para efeito de classificação num jogo decisivo, o critério de desempate seja por pênaltis. É uma alternativa que, inclusive, se torna muito mais emocionante”, sugeriu.

Os representantes de clubes terão dez dias para analisar ponto por ponto do regulamento, a fim de evitar que, após a competição iniciada, ainda haja alguém com alguma dúvida de interpretação. Cada clube tem seu departamento jurídico e este deverá, naturalmente, analisar, com calma, todos os pontos do documento. O congresso técnico será realizado na segunda quinzena deste mês.
O número de clubes é o mesmo do ano passado: oito participantes, sendo um deles o campeão do acesso (Série B). A segunda divisão voltou a ser assunto em discussão ontem. Com a desistência de Chapadinha e Sabiá, ficaram apenas quatro times. Para não deixar a tabela cheia de “WO”, a intenção do Departamento de Competições é promover um quadrangular com cruzamento entre vencedores e perdedores até que surjam os dois finalistas, em sistema de ida e volta.

Premiação

É pensamento da Federação Maranhense de Futebol, que no dia 11 de janeiro completa 100 anos, desta vez fazer um campeonato que ao seu final premie os melhores da temporada. A ideia consta do projeto de uma programação festiva que está sendo organizada pela entidade. Para que isso aconteça, Américo conta com o apoio do empresariado e antecipou à reportagem que já tem um patrocinador, mas também a participação do governo do estado. “Estou pensando, inclusive, num amistoso da Seleção Brasileira, antes da Copa 2018, em São Luís, para comemorar os 100 anos da federação”, finalizou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias