ENEM

Enem: consulte o seu local de prova

Entenda como funciona a dinâmica do certame que é o principal canal de acesso ao Ensino Superior no Brasil. Neste ano, os inscritos terão dois domingos para responder as 180 questões

Reprodução

Já está disponível no site do Inep o cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. No cartão contém o local de prova do candidato, número de inscrição, data da prova e todas as opções que o aluno disponibilizou na hora da inscrição

Para acessar seu cartão clique AQUI.

Este ano, diferente das edições anteriores, os estudantes inscritos terão dois domingos para responder as 180 questões que englobam Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e uma redação cujo tema só será revelado no dia da realização da prova.
As inscrições para o Enem foram encerradas no dia 19 de maio deste ano e, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a edição de 2017 teve mais de seis milhões de estudantes inscritos.

As provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, e a divulgação dos resultados está prevista para o primeiro semestre de 2018.

Fique atento ao prazo
Agora faltam menos de 30 dias para uma das mais aguardadas provas que acontecem anualmente em todo o Brasil e, depois de uma incansável maratona de estudos, perder Enem por mera dristração é um erro que ninguém gostaria de cometer. Pensando nisso, aqui vai o cronograma do exame:

Dia 20 de outubro
Será divulgado o Cartão de Confirmação da Inscrição no portal do Enem 2017.
Dia 5 de novembro
Realização das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Dia 8 de novembro
Divulgação do Gabarito das Provas realizadas no 1º domingo.
Dia 12 de novembro
Realização das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Dia 16 de novembro
Divulgação do Gabarito das Provas – 2º domingo.

Importante lembrar
No dia da prova, é exigida apresentação de um documento oficial com foto do candidato. Os documentos aceitos são: Passaporte, Cédula de identidade (RG), Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado Dispensa de Incorporação, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Identidade Funcional em consonância com Decreto 5.703/06, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe e identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça;
A caneta usada para responder às questões tem, obrigatoriamente, que ser de tinta preta e fabricada em material transparente;
O horário sempre causa problemas a muitos candidatos todos os anos, por isso vale lembrar que o horário é conforme o oficial de Brasília.
Às 12h, serão abertos os portões dos locais de prova;
Às 13h, os portões serão fechados;
Das 13h às 13h30, os procedimentos de segurança serão realizados já na sala de prova;
Às 13h30, os candidatos darão início às provas;
19h é o prazo máximo para o término das provas no dia 5/11. Já no dia 12/11, o horário para término da aplicação de provas é às 18 h.

MOSTRAR MAIS