Programe-se!

Evento de Animação acontece no próximo dia 28, em todo Brasil

Cidades maranhenses comemorarão o Dia Internacional da Animação com mostras de curta-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais

Reprodução

No dia 28 de outubro, acontece em São Luís e em outras três cidades do interior do estado, o DIA (Dia Internacional da Animação), considerado o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil. O evento reúne mostras de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. A entrada é franca.

O objetivo do DIA é difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos e despertar o interesse do espectador em filmes de animação.

Este ano, o DIA vai para sua 14ª edição, conquistando maior visibilidade e trazendo Mostra Nacional, Mostra Infantil e Mostra Histórica. No Maranhão, o DIA acontece em quatro cidades: São Luís, Matinha, São Bento e São João Batista.

Na capital, serão realizadas atividades paralelas como exibições de animações regionais, oficinas, palestras, debates com convidados, exposição de designers, ilustradores e cartunistas, como Felipe Teixeira, Nat Maciel, Luã Campos, Marcos Caldas, Waldeir Brito, Davi Coelho, Marlon Brando, Babi Campos, Paula Maia e Gabriel Hislla.

A mostra Maranhense exibirá filmes premiados como “Chiaroscuro”, de Daniel Drummond, que levou o Oscar Estudantil em 2015, e “Bárbara Balaclava”, animação feita a partir de telas do artista plástico Thiago Martins de Melo, filme que levou os principais prêmios do Maranhão Na Tela 2016. Também haverá exibição de “Quem Matou Elias Zi”, de 1986, dirigido por Murilo Santos, que marca os primórdios da animação maranhense.

As oficinas serão oferecidas gratuitamente através da Arch Studio, responsável pela oficina de sketch em Photoshop, e através do doutorando Márcio Rodrigues, que explanará sobre os possíveis diálogos entre quadrinhos e animação. Confira a programação completa aqui!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias