Educação Inclusiva

Cuidadores escolares irão auxiliar crianças com deficiência

A Prefeitura de São Luís empossou, na última quarta-feira, 18, 82 cuidadores que irão atuar na rede municipal de ensino

O prefeito Edivaldo deu posse, nesta quarta-feira, dia 18, a mais 82 cuidadores escolares aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de São Luís, na área da Educação. A medida visa reforçar os cuidados com as crianças com deficiência da rede municipal de ensino, somando-se a outras iniciativas realizadas pelo município para elevar a qualidade do ensino e os indicadores educacionais na capital. A solenidade de posse aconteceu no auditório do Hotel Abbeville, com a presença do secretário municipal de educação, Moacir Feitosa.

Foram empossados 82 novos cuidadores escolares que atuarão na rede municipal de ensino. Foto: Divulgação

Edivaldo parabenizou os novos profissionais, deu as boas-vindas e desejou sucesso na atividade que passam a desempenhar nas escolas municipais. “Demos mais um importante passo para promovermos a qualidade da educação no nosso município. O ingresso desses novos cuidadores escolares na rede reforça o nosso compromisso com a educação inclusiva e a atenção especial, que devemos dispensar às crianças com deficiência, para que elas se desenvolvam de forma igualitária aos demais e sejam alfabetizadas no tempo certo. A nossa gestão tem como meta principal cuidar das pessoas e é dessa forma que temos feito”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O ingresso dos cuidadores escolares na rede municipal de ensino é parte de um conjunto de ações que estão sendo promovidas pela prefeitura de São Luís para fortalecer a Educação no município, executadas por meio do Programa “Educar Mais”. O programa tem como prioridade a melhoria da infraestrutura das escolas, a inserção de novos profissionais visando à redução do déficit de professores na rede e a formação continuada dos educadores, entre outras ações para valorizar a categoria e elevar a qualidade das escolas municipais em todos os aspectos.

“Com o novos cuidadores no quadro efetivo de servidores da rede municipal de ensino, garantimos a atenção e os cuidados especiais às crianças com deficiência na sala de aula. Além disso, facilitamos o trabalho do professor, que passará a contar com o auxílio dos cuidadores na atenção aos alunos e, assim, terá mais condições de desenvolver o seu papel em sala de aula. O cuidador exerce uma atividade crucial não apenas pelos cuidados que desenvolve com os alunos, mas também porque contribui com o desenvolvimento dessas crianças”, observou Moacir Feitosa.

Em ato simbólico, foram entregues os termos de posse a alguns cuidadores escolares empossados na solenidade. Entre eles estavam a Jacqueline Cardoso da Silva, 24 anos. “Aguardei com muita expectativa esse momento tão importante para minha vida. Ser chamada para exercer a função é o reconhecimento de todo o esforço que empreendi para ser aprovada no concurso. Quero agora exercer minha profissão com muito amor e zelo por essas crianças tão especiais”, disse ela.

“É um momento de glória para mim e toda minha família. Esperei muito por esse momento. Com tanto desemprego batendo às portas das pessoas, conseguir estabilidade no trabalho por meio de concurso público é motivo de muita comemoração. Estou, sinceramente, muito feliz”, concluiu Luís Carlos da Silva Santos, 27 anos.

Participaram também da cerimônia de posse dos novos cuidadores os secretários municipais Mittyz Fabíola Carneiro (Administração), Ivaldo Rodrigues (Agricultura, Pesca e Abastecimento) e Hommeo Amin (Esporte); a secretária adjunta de Ensino da Semed, Maria de Jesus Gaspar Leite; a superintendente de Educação Especial, Dalvina Amorim Alves; o secretário adjunto de Administração e Finanças da Semed, Carlos Alberto Viegas, e o vereador Joãozinho Freitas.

MOSTRAR MAIS