Criatividade

Cinco brinquedos reciclados fáceis de fazer para o Dia das Crianças

Reciclar é arte. Garrafas, embalagens de papelão, barbantes e outros materiais podem resultar em ideias criativas para divertir a criançada.

O Dia das Crianças é amanhã e, segundo pesquisa, as dificuldades geradas pela crise deixam o consumidor mais contido quando o assunto é decisão de compra. Uma boa opção para aqueles que querem se divertir com a criançada, sem gastar dinheiro, é confeccionar brinquedos com material reciclado. Garrafas, embalagens de papelão, barbantes e outros materiais podem resultar em ideias criativas e fáceis de fazer.

Aqui vão algumas dicas para quem quer se divertir gastando pouco (ou quase nada). Lembramos que é importante a supervisão de um adulto no manuseio dos materiais.

Vai e Vem

Foto: Reprodução

O Vai e Vem era a diversão da garotada em tempos de brincadeiras de rua. Vai ser legal resgatar memórias e mostrar para a criançada como eram divertidos os brinquedos da sua infância!

Materiais necessários:
2 garrafas PET, barbante, 4 argolas de plástico, tesoura, durex colorido (ou fitas adesivas).

Como fazer:
Corte o fundo de duas garrafas, junte uma na outra pela parte de baixo, passe dois barbantes de 5 metros cada e prenda cada extremidade em uma argola.

Aviões do Grampo

Foto: Reprodução

Aviões de brinquedo sempre chamaram a atenção de crianças, além de despertar a imaginação, dando asas a ideias e reinventando histórias. Aviões são legais e fáceis de fazer.

Materiais necessários:
Grampos de roupa, papelão e tinta de cores variadas.

Como fazer:
O modo de fazer é muito simples. Basta pintar o grampo da cor que  desejar e cortar algumas tiras de papelão para fazer as asas e o leme.

Cai-não-Cai

Foto: Reprodução

A diversão deste jogo está em ter que tirar um palito por rodada, sem deixar cair as tampinhas. Aquele que deixar cair menos tampinhas, ganha o jogo.

Materiais necessários:
2 garrafas PET de 2 litros, palitos de churrasco, tintas guache, tampinhas de garrafas PET, e algum objeto com ponta que possa ser aquecido para furar a garrafa.

Como fazer:
Corte o bocal de uma das garrafas PET e o fundo da outra garrafa, que servirá de tampa para o brinquedo. Faça vários furinhos em volta da garrafa PET cortada (faça em fileiras horizontais, para ficar mais fácil). Pinte os palitos de churrasco com as tintas guache. Para montar o jogo, é só “espetar” os palitos nos furinhos e colocar diversas tampinhas de garrafa em cima. Depois feche com a tampa de PET. O jogo já está pronto para treinar o equilíbrio!

Sanfona

Foto: Reprodução

Para quem quer incentivar o lado musical da criança, pode fazer essa sanfona simples, que não exige muitos materiais.

Materiais necessários:
Caixas de suco, papel cartão e emborrachado (E.V.A).

Como fazer:
Revista as caixas de suco com o E.V.A. da cor que você preferir. Utilize as cores branca e preta para fazer as teclas. Cole o papel cartão entre as duas partes da sanfona  e pronto! Agora é pousar para a foto ao estilo sanfoneiro!

Mochila à Jato

Foto: Reprodução

Um mochila à jato é bacana para soltar a imaginação e incrementar as fotos de super-herói. Feita de garrafas PET e feltro colorido, é uma opção divertida e criativa.

Materiais necessários:
2 garrafas PET, tinta spray prata, barbante, papelão, feltro vermelho e laranja e cola quente.

Como fazer:
Para começar, pegue o papelão e faça furos nos quatro cantos para passar o barbante para amarrar nas costas. Pinte as garrafas com a tinta spray e deixei secar. Enquanto isso, pegue o feltro vermelho e laranja e corte alguns pedaços com pontas para fora, como se fossem as chamas da mochila à jato. Quando a garrafa tiver seca, cole o feltro na boca da garrafa com a cola quente e logo após secar, cole as garrafas no papelão. Pronto, já pode colocar nas costas e decolar!