Dores nas costas?

6 dicas para melhorar a postura durante o trabalho

Sentar numa posição correta garante uma distribuição mais equilibrada do peso ao longo da coluna. Confira outras dicas para terminar o expediente sem dores

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A correria no ambiente de trabalho, somada às pressões pelos resultados de tarefas executadas, fazem com que muitos profissionais não levem em consideração a forma correta de sentar ou realizar determinada função.

Não são poucas as pessoas que trabalham sentadas durante todo o expediente, diante de mesa e computador. Se você é desses funcionários, que sente frequentes dores nas costas e ombros, fique atento aos seis truques simples que vão melhorar sua postura enquanto trabalha.

1. Mantenha ouvidos e ombros alinhados 

Esse primeiro passo fica mais difícil para quem trabalha com monitor localizado abaixo da linha dos olhos. Se a sua cadeira tem regulagem de altura, abaixe-a. É importante evitar que sua cabeça fique inclinada. Assim, com altura do assento regulada, é mais cômodo alinhar o olhar no sentido horizontal e manter o início da coluna no devido lugar.

2. Pratique pequenos exercícios para ombros e peito

Com o passar das horas, em posição inconveniente, é importante a realização de exercícios para relaxar ombros e músculos do peitoral. Uma intervenção prática, que pode ser feita no próprio escritório, é colocar as costas na parede, com as pernas abertas e os braços abertos, inclinados para cima formando um ângulo de 90º com o tronco. Após isso, levante e abaixe lentamente os braços pelo menos 15 vezes.

3. Não cruze as pernas

A postura correta para quem está sentando é com os dois pés no chão. Se você não considera esta forma confortável, tente amenizar o mal-estar com suportes improvisados para apoiar os pés. Utilize livros empilhados ou alguma caixa de madeira que você não utiliza mais.

4. Alongue as costas

Puxe as suas mãos para trás das costas e tente colocar o peito para cima e para frente. Isso evitará que você fique com ombros curvados para frente.

5. Utilize um travesseiro para apoiar as costas

Caso o seu assento seja muito grande ou simplesmente o final de suas costas não consiga alcançar o encosto da cadeira, utilize um travesseiro na região lombar. Isso ajudará a manter o desenho da sua coluna em posição correta.

6. Levante-se e mova-se de vez em quando

Ficar muito tempo sentado não é bom para ninguém. Por isso, de vez em quando levante-se e caminhe. Se estiver disponível, suba escadas e ande o máximo que puder. Além de fazer bem para suas costas, auxiliará no trabalho dos rins e outros órgãos de seu corpo.

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