ECONOMIA

6 dicas para economizar nas compras de fim de ano

O doutor em educação financeira, Reinaldo Domingos, dá dicas de como economizar e começar o ano no azul. Confira

foto: Ilustração

O ano já está acabando (de novo)? Isso mesmo! Já está chegando a hora de se preparar para as compras de final de ano e, logo em seguida, a grande despesa de início do ano.

Sabemos que a “maré não está pra peixe”. Logo, qualquer economia é bem-vinda. Pensando assim, convidamos o doutor em educação financeira, Reinaldo Domingos, para dar aquelas dicas de como economizar e começar o ano no azul. Confira:

1. Planeje as comemorações
É importante traçar um planejamento com antecedência para evitar sobras e desperdícios no final do ano. Se for celebrar com familiares e amigos, é válido dividir a despesa ou aderir ao sistema em que cada um leva um prato e/ou bebida, seguindo o planejamento, para garantir a diversidade de sabores.

2. Compre nos locais certos
Programe-se para fazer as compras com antecedência e tranquilidade, evitando filas e muvucas. Bebidas e carnes podem ser adquiridas com antecedência, portanto é válido aproveitar promoções em mercados atacadistas. Quando precisar de itens frescos e mais baratos, opte por feiras livres em seu bairro.

3. Pague com consciência
Com um planejamento antecipado, é possível poupar e se programar para fazer os pagamentos à vista. É importante lembrar que no começo de 2018 há outras despesas típicas, como IPVA, IPTU e material escolar, portanto, acumular parcelas no final do ano pode levar ao descontrole financeiro.

4. Lista de presentes
Se for presentear, faça antecipadamente uma lista com os nomes e considere o quanto irá gastar com cada pessoa. Assim, pode ter uma visão ampla das despesas e considerar as melhores formas de pagamento.

5. Aproveite a Black Friday
A ocasião é boa para comprar itens que já estão no planejamento para o Natal, pagando mais barato, caso já tenha poupado com antecedência. É preciso cuidado com o impulso nas compras não planejadas e com a escolha das formas de pagamento. Evite comprometer o orçamento financeiro.

6. Pesquise preços
É importante pesquisar e comparar preços em pelo menos três lojas, para garantir o menor custo. Sempre negocie formas de pagamento e peça descontos, especialmente se for pagar à vista. Lembre-se: é comum haver liquidações e promoções após o Natal. Se puder comprar os presentes depois do período Natalino, encontrará bons preços.

MOSTRAR MAIS