SAIBA COMO SE INSCREVER

São Luís e Alcântara sediam a Semana da Cultura Popular

As atividades vão acontecer no Centro de Cultura Popular e Casa do Maranhão, em São Luís, e no Museu Histórico de Alcântara e Casa do Divino em Alcântara

Foto: Reprodução

As cidades de São Luís e Alcântara sediam, entre 26 e 29 deste mês, a Semana de Cultura Popular, evento que este ano comemora os 35 anos de fundação do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, ligado à pasta de Cultura do Governo do Maranhão.

Com debates, rodas de conversa, exposições, oficinas, exibição de documentários e apresentação de trabalhos acadêmicos, o evento já faz parte do calendário cultural do estado e anualmente promove ações de valorização e preservação da memória e cultura popular no Maranhão.

As atividades vão acontecer no Centro de Cultura Popular e Casa do Maranhão, em São Luís, e no Museu Histórico de Alcântara e Casa do Divino em Alcântara.

Com vagas limitadas, as inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no Centro Domingos Vieira Filho, Rua do Giz, 221, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.

 

Inscrições

Interessados em participar das sessões de trabalhos acadêmicos têm até o dia 25 para enviar propostas para o email spc@sectur.na.gov.br, conforme critérios exigidos. Podem participar pesquisadores de graduação, pós-graduação e profissionais de Ciências Sociais, Comunicação, História, Geografia, Turismo e áreas afins.

O Lúdico e o Religioso na Cultura Popular, Artesanato Popular e Medicina Popular são os temas abordados. Os critérios de participação podem ser consultados no site da Sectur: www.sectur.ma.gov.br.

Oficinas

As oficinas serão realizadas na Casa da Fésta, que fica no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Estão previstas as oficinas de Biojóias (27/09), Cerâmica (28/09), Arte e Artesanato Popular e Objetos Reciclados (29/09). O horário é de 9h às 12h e das 14h às 17h.

Alcântara

Em Alcântara, vai ter roda de conversa com as caixeiras, bandeirinhas e outros festeiros da Festa do Divino Espírito Santo, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do Maranhão. Outro destaque é a palestra ‘O Artesanato da Fibra de Buriti e o Barro de Itamatatiua’ com a pesquisadora convidada Nildelea Araújo Morais.

Outras atividades contemplam exposição e visita guiada à Casa do Divino e exibição do documentário ‘Antônio de Coló, o Divino Artista’. A programação acontece no Museu Histórico de Alcântara e Casa do Divino, Praça da Matriz, Centro da cidade.

Mais informações nos telefones 98-3218-9924 ou email scp@sectur.ma.gov.br para São luís e 98-99189-0199 para Alcântara.

Comentários

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias