Live Saúde

Médico cita cuidados para evitar doenças vasculares

Dr. Sebastião explicou a importância dos cuidados com a saúde para prevenir doenças como AVC, aneurisma, gangrena, entre outras doenças

Reprodução

Doenças vasculares vão muito além de simples varizes! Elas podem acarretar grande dano a saúde.

Dr. Sebastião Brito Foto: O Imparcial

Uma live sobre saúde realizada no Instagram de O Imparcial (Clique aqui para conferir), recebeu o chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), Dr. Sebastião Brito. Ele é um dos responsáveis pelo mutirão sobre doenças vasculares que será realizado no Hospital, nesta quinta e sexta-feira, durante todo o dia.

Dr. Sebastião explicou a importância dos cuidados com a saúde para prevenir doenças como AVC, aneurisma, gangrena, entre outras. “A importância está na prevenção de problemas futuros. Sabemos que as veias e as artérias  podem ser acometidas de várias doenças sérias. Que, se esclarecidas com antecedência, pode evitar que coisas desse tipo aconteçam”, detalha.

Na ocasião, serão entregues folhetos com orientações e informações aos pacientes sobre as doenças vasculares. O evento, que terá a contribuição de médicos cirurgiões vasculares e residentes da especialidade, espera atender cerca de 800 pessoas.

“A circulação de uma maneira geral é composta de território arterial e venoso. As doenças arteriais são mais graves, um entupimento nas artérias, dependendo do território em que aconteça. Se for no coração, ataque cardíaco. Na cabeça, derrame cerebral e assim por diante. Por isso a conscientização”.

Causas das doenças vasculares

Sedentarismo, excessos alimentares, cigarro, diabetes mal controlado, pressão alta e o estresse do dia a dia são exemplos de fatores que podem ser prejudiciais à circulação sanguínea dos indivíduos, com possíveis consequências sérias e até mesmo a amputação dos membros.

Hoje, aproximadamente 30% da população mundial apresentam varizes, alteração funcional da circulação venosa do organismo. Dores, sensação de peso e inchaço nas pernas são alguns dos indícios que podem indicar essa e outras doenças venosas.

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias