Mais de 10 mil vagas abertas em todo o país para diversos órgãos
As oportunidades presentes no Orçamento são para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
Orçamento federal prevê 10.968 vagas em todo o país. Em trâmite no Congresso Nacional, o documento abre oportunidade para a realização de concursos públicos. São diversos órgãos contemplados
Encaminhado no último dia 31 de agosto ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2018 prevê 10.968 vagas, sendo 6.564 para criação e 4.404 para provimento em vários cargos. As oportunidades presentes no Orçamento são para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
No caso do Legislativo, são 89 chances para a Câmara dos Deputados, 70 para o Senado Federal e dez para o Tribunal de Contas da União.
Para o Judiciário, o documento prevê o seguinte: 53 para o Supremo Tribunal Federal (STF), 720 para o Superior Tribunal de Justiça, 3.427 para a Justiça Federal, 780 para a Justiça Militar da União, 987 para Justiça do Trabalho, 58 para a Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e oito para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Poder Executivo contará 3.220 oportunidades distribuídas entre a substituição de terceirizados, militares (Aeronáutica, Exército e Marinha) e Fundo Constitucional do Distrito Federal.
As demais chances no Orçamento de 2018 são para o Ministério Público Federal – MPF (7 vagas), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (6), Ministério Público do Trabalho – MPT (12) e Defensoria Pública da União (DPU).
Oportunidades e tramitação
As oportunidades presentes no documentos serão preenchidas por meio de novos concursos e seleções que estão em andamento, sendo que algumas dependerão de aprovação prévia de projeto de lei.
No momento, o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2018 será avaliado pelo Congresso Nacional. A análise pode ocorrer até o final deste ano ou começo de 2018. Somente após a aprovação é que irá para a sanção presidencial. Depois de sancionado, é que as vagas poderão começar a serem preenchidas no decorrer do próximo ano.