GRATUITO

HUUFMA promove mutirão de atendimento vascular

Na ocasião, os médicos farão uma triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas e orientarão o público quanto aos sinais e sintomas dessas doenças

Foto: Reprodução

Ação que acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro, no Hospital Universitário da UFMA – Unidade Presidente Dutra, vai proporcionar, gratuitamente, triagem de possíveis doenças vasculares na população, e orientar sobre formas de prevenção e tratamento das enfermidades vasculares

Na ocasião, os médicos farão uma triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas e orientarão o público quanto aos sinais e sintomas dessas doenças, na intenção de que todos fiquem atentos aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas. Também será realizado o exame Doppler de onda contínua, nos pacientes que apresentarem alguma alteração para doença obstrutiva periférica. Além disso, será aferida a pressão arterial e índice glicêmico nos atendimentos.

O chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HU-UFMA, Dr. Sebastião Brito, destaca a importância do evento para a população maranhense: “A ação é extremamente importante para esclarecer que existe esse tipo de atendimento de alto nível no Maranhão e também conscientizar as pessoas sobre as doenças venosas e arteriais”, destaca.

Na ocasião, serão entregues folhetos com orientações e informações aos pacientes sobre as doenças vasculares. O evento, que terá a contribuição de médicos cirurgiões vasculares e residentes da especialidade, espera atender cerca de 800 pessoas.

Causas das doenças vasculares

Sedentarismo, excessos alimentares, cigarro, diabetes mal controlado, pressão alta e o estresse do dia a dia são exemplos de fatores que podem ser prejudiciais à circulação sanguínea dos indivíduos, com possíveis consequências sérias e até mesmo a amputação dos membros.

Hoje, aproximadamente 30% da população mundial apresentam varizes, alteração funcional da circulação venosa do organismo. Dores, sensação de peso e inchaço nas pernas são alguns dos indícios que podem indicar essa e outras doenças venosas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias