Ensino técnico

Estudantes podem se inscrever para seletivo do Iema a partir de sexta

As vagas são destinadas para os campi de Axixá, Coroatá, São José de Ribamar, Timon, São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim

Foto: Karlos Geromy

O governo do estado lançou edital para processo seletivo público que visa preencher 1.160 vagas destinadas aos cursos técnicos de ensino médio integral e integrado à educação profissionalizante das unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). As vagas são destinadas para estudantes que desejam iniciar o primeiro ano do ensino médio nas sete unidades plenas do Instituto em Axixá, Coroatá, São José de Ribamar, Timon, São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim.

O edital foi assinado durante a programação de certificação dos alunos que participaram do projeto “Iema nas Comunidades”, no polo Coroadinho, em São Luís. “Essa assinatura foi para frisar que esse aluno egresso da escola pública é prioridade no Iema e tem a reserva de 80% dessas vagas. O objetivo foi simbolicamente sublinhar essa prioridade e apresentar para todos os jovens estudantes que estão concluindo o nono ano do ensino fundamental a possibilidade de ingressar no Iema pelo seu bom desempenho em língua portuguesa e matemática”, explicou o reitor do Instituto, Jhonatan Almada.

O edital de seleção está disponível no site do Iema no endereço www.iema.ma.gov.br. As inscrições terão inicio na próxima sexta-feira (29). Segundo Jhonatan Almada, o edital é uma etapa muito importante no âmbito da implantação do Iema.

“Essa iniciativa consolida a oferta nas unidades plenas de São Luís, Bacabeira, Pindaré, Coroatá, Timon, São José de Ribamar e Axixá, e, ao mesmo tempo, a amplia”, enfatizou o reitor.

Cursos

Os cursos terão duração mínima de três anos, e, ao término, o aluno terá concluído o ensino médio, bem como obtido habilitação técnica profissional. Podem concorrer às vagas candidatos que já concluíram ou estão cursando no ato da inscrição, com no mínimo 75% de aproveitamento, em 2017, o 9º ano do ensino fundamental em estabelecimento de ensino devidamente legalizado e tenham idade mínima de 14 anos e máxima de 17 anos completados até o dia 25 de maio de 2018, conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996.
Os candidatos deverão ter total disponibilidade de 2ª a 6ª feira para jornada escolar de tempo integral, das 7h30 às 17h. Do total de vagas, 15% serão destinadas aos candidatos classificados em ampla concorrência por cursos. Para essas vagas poderão se inscrever candidatos oriundos de escolas públicas, bem como de instituições privadas, comunitárias confessionais e filantrópicas.

Aos egressos de escola pública serão disponibilizadas 80% vagas por curso. Os candidatos interessados em concorrer às vagas destinadas aos egressos de escola pública deverão ter concluído o ensino fundamental em escola pública. Serão destinadas 5% das vagas a pessoas com deficiência.

MOSTRAR MAIS