Cinema em Cartoon

A história do cinema em ilustrações

Exposição no Sesc faz um percurso pela história do cinema através de ilustrações criativas e divertidas.

Foto: Reprodução Davi Coelho

A história do cinema contada de uma forma divertida e bem humorada através de ilustrações: essa é a proposta da exposição “Cinema em Cartoon”, apresentada pelo historiador e pesquisador Davi Coelho.

A exposição vai estar na Sala Sesc de Exposições, localizada na Avenida dos Holandeses, de 27 de setembro até 27 de outubro. A abertura da mostra acontece na próxima terça-feira, 26 de setembro, às 18h30.

A mostra é resultado de duas paixões de Davi: o cinema e a ilustração. O autor apresenta filmes clássicos do cinema, obras nacionais a blockbusters através de 80 desenhos produzidos manualmente e finalizados com uma técnica mista (nanquim e aquarela), que pode levar até quatro horas para ser concluído. A ideia ganhou forma em 2016, a partir do desafio “Inktober” lançado por Jake Parker, um quadrinista americano, que incentivou os participantes a produzirem e publicarem online um desenho por dia, durante o mês de outubro.

“Eu já vinha desenvolvendo essas ilustrações sobre filmes há algum tempo no meu Instagram @coelhodave. Um amigo me sugeriu fazer o projeto e inscrever no edital da Galeria do Sesc e como a proposta tem um forte caráter educativo, acredito que o Sesc gostou da ideia e aprovou meu projeto. A exposição é uma realização pessoal gigante e espero que contribua pra despertar o interesse e a paixão das pessoas pelo cinema”, comenta o artista.

A exposição oferece um passeio agradável pelo mundo dos filmes, partindo de grandes clássicos que marcaram as telonas como “Viagem a Lua” (1902) de George Méliès e Casablanca (1942) de Michael Curtiz, passando pelo Cinema Novo com “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) de Glauber Rocha, matando a saudade dos anos 80 com títulos como “De Volta para o Futuro” (1985) de Robert Zemeckis e chegando à atualidade com sucessos de bilheteria do Cinema Comercial como “Homem de Ferro” (2008) e “Star Wars – O Despertar da Força” (2015).

O trabalho fica em cartaz na Sala Sesc de Exposições, de 27 de setembro a 27 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12 h e das 13h30 às 17h. Com entrada gratuita, para visitas agendadas pelo telefone (98) 3216-3830 ou pelo e-mail galeriadeartesescma@gmail.com.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias