8 dicas para acordar com toda disposição
Rotina, estresse e outros fatores podem atrapalhar o sono
Os estudos científicos mostram cada vez mais que não ter uma boa noite de sono, pode afetar negativamente nossa vida diária e nossa saúde. Existem inúmeras consequências que afetam o corpo e a mente, quando não conseguimos dormir bem.
A rotina, estresse e outros fatores podem atrapalhar o sono, mas uma simples mudança de hábitos, como sair do celular antes de dormir e se alongar na hora de acordar causam um enorme impacto. Confira esta lista que vai te ajudar a dormir melhor e acordar com mais disposição:
1 – Nada de “só mais 5 minutinhos”
Adiar a hora de acordar em alguns poucos minutos faz com que se torne ainda mais difícil levantar da cama, além de atrapalhar na disposição. Uma solução é programar o despertador de forma realista para um horário que você consiga levantar sem ter que tirar mais um cochilo.
2 – Ter horário de dormir
Nosso corpo funciona de acordo com o nosso relógio biológico, um ciclo regular de sono. Ir para cama em diferentes horários quebra este ciclo, o que pode resultar em sonolência e fadiga. Manter um hábito de dormir no mesmo horário pode melhorar o seu acordar.
3 – Muita luz no quarto
Luz de celular, televisão e tablet que ficam ligados durante a noite atrapalha o sono e te deixa mais cansado de manhã. Antes de dormir, desligue todos os aparelhos que estiverem em seu quarto. Ficar checando Instagram, Facebook e outras redes sociais também influencia negativamente a qualidade de sono.
4 – Arrume sua bagunça
Um quarto bagunçado é uma lembrança visual das tarefas que você não concluiu durante o dia. Deixar o quarto limpo e organizado torna o ambiente mais zen e calmo, o que traz mais relaxamento na hora de se deitar e produtividade no dia seguinte.
5 – Hidrate-se
Beber água melhora o desempenho do corpo e se a hidratação for a primeira coisa do dia, vai melhorar o seu sistema digestivo, além de dar energia. Deixe um copo de água perto da cama e beba assim que acordar.
6 – Tomar Café da Manhã
Pular a primeira (e a mais importante) refeição do dia prejudica o iniciar do relógio biológico. Se passar muito tempo entre acordar e comer, o corpo aumenta o nível do hormônio do estresse, o cortisol.
7 – Alongue
Você pode começar o dia se alongando! Alongar pela manhã, além de dar energia, relaxa a musculatura e o corpo e pode ajudar a prevenir dores que podem ser sentidas ao longo do dia.
8 – Encontre uma motivação para acordar cedo
Por fim, encontre um bom motivo para acordar cedo! Tenha uma meta no dia, planeje e realize algumas atividades, organize seus horários para ter mais tempo livre durante o dia e faça disso um hábito.