Até sábado

Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer atende na Vila Embratel

A população pode, além de pegar os resultados dos exames realizados durante a ação do fim de semana passado, fazer serviços como preventivo e atendimento odontológico

Reprodução

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer, instalada ao lado do Centro de Ensino Dayse Galvão, durante o Mutirão Mais Saúde na Região Metropolitana de São Luís, permanece na Vila Embratel até o próximo sábado (26). Em dois dias de ação, foram realizados 104 exames laboratoriais, 86 atendimentos odontológicos, 149 preventivos e 107 atividades educativas.

De acordo com o coordenador do Mutirão, Sandro Monteiro, a unidade móvel permanece no bairro, onde a população além de pegar os resultados dos exames realizados durante a ação do fim de semana, fazer serviços como preventivo e atendimento odontológico.

“Na realidade, muita gente está fazendo os exames solicitados pelos médicos. Então, as pessoas podem vir com calma. Muitos exames são em jejum, então não deu pra fazer no primeiro dia que a pessoa veio em busca de atendimento. A meta é que a carreta saia depois que todos os exames sejam entregues, então ela deve ficar até o próximo sábado”, comentou.

Serviços

Na carreta, enquanto os pacientes aguardam atendimento, é realizada orientação sobre saúde da mulher. “Aproveitamos as mulheres que vem fazer preventivo e tratamentos e falamos sobre saúde da mulher: câncer do colo de útero, câncer de mama, pré-natal, DSTs. E a importância dessa abordagem é porque ainda há muita falta de informação, especialmente em comunidades mais carentes. Por isso, estamos entregando os folders sobre o assunto e estamos à disposição para tirar dúvidas e ajudar principalmente com a informação sobre prevenção”, explicou Carmina Almeida, do Departamento de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Dentro da Unidade, os consultórios recebem pacientes encaminhados pelos ginecologistas para a realização dos exames preventivos e ainda pessoas em busca de avaliação sobre o câncer bucal. “Aqui estamos fazendo a investigação e identificação do câncer bucal. Então, os pacientes com algum tipo de ferimento na boca estão sendo avaliados. E caso haja algum tipo de desconfiança, fazemos a biopsia e encaminhamos para investigação e tratamento no Hospital de Câncer”, comentou a dentista Isabelle Arrivabene.

A dona Rosilada Pereira de 52 anos, é de Alcântara, está em São Luís para realizar e exames e como a Unidade Móvel oferece alguns exames que não estão disponíveis no hospital onde ela está consultando, aproveitou para fazer o exame de investigação do câncer bucal. “Na minha cidade não tem, nem no hospital onde vim fazer os exames. Como tenho alguns problemas nos dentes que não estão em tão boas condições, resolvi examinar logo. Tomara que esteja tudo bem”, comentou a senhora.

Sobre a Unidade Móvel 

Por meio de uma parceria entre o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Hospital de Câncer de Barretos/SP, a Vale, a Fundação Vale e a Fundação Pio XII, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer é uma das estratégias do Governo para o rastreamento do câncer de mama, colo de útero e câncer bucal através de exames preventivos na população.

A unidade móvel oferece sala para atendimento odontológico, sala de coleta de sangue, ultrassonografia, mamógrafo e laboratório químico.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias