Modernização

Uber apresenta soluções para melhorar mobilidade urbana

Viagens compartilhadas com menos veículos nas ruas, uso de carros autônomos ou voadores são opções que num futuro próximo são alguns dos projetos apresentados pela Uber

A meta é que os primeiros voos experimentais ocorram em 2020, com a operação comercial prevista para 2023.

Com mais de 13 milhões de usuários e atuando em cerca 70 cidades do Brasil, a empresa de tecnologia em mobilidade urbana Uber quer transformar os cenários das cidades brasileiras.

A convite da Uber, O Imparcial compareceu na semana passada a um encontro em São Paulo, onde a empresa mostrou suas operações e apresentou soluções para mobilidade urbana com o compartilhamento de viagens.

Após estender a opção de pagamento em dinheiro para todos usuários de São Luís no início de julho, a Uber anunciou que começa a testar em 2020, em parceria com a Embraer, viagens em ‘carros voadores’ – pequenos veículos elétricos que decolam e aterrissam verticalmente e fazem deslocamentos urbanos curtos.

Protótipo do Uber Elevate, desenvolvido pela Embraer que funcionará em parceria com o app de mobilidade Uber (divulgação)

“Antes de lançar novos produtos ou funcionalidades, nós fazemos testes pontuais com alguns poucos usuários, como no caso do pagamento em dinheiro, para analisar como funciona a dinâmica. Gradativamente os serviços vão sendo liberados de acordo com a performance e a satisfação do usuário”, pontuou o diretor-geral do Uber na Região Norte, Henrique Weaver.

A meta é que os primeiros voos experimentais ocorram em 2020, com a operação comercial prevista para 2023. No Brasil, os primeiros testes serão feitos na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.

No projeto Uber Elevate, a tecnologia de aviação, manutenção e controle aéreo ficarão por conta da Embraer. Como com os veículos terrestres, a Uber ficará responsável pelo sistema que receberá os pedidos de deslocamento dos passageiros e aplicação de tarifas. O custo de manutenção para transporte é menor que o de helicópteros, com menor impacto ambiental em relação ao uso de combustíveis e o veículo deve transportar de quatro a cinco pessoas.

Outro destaque anunciado pela Uber são os testes de carros autônomos nos Estados Unidos. Os veículos já circulam nas ruas das cidades de São Francisco, na Califórnia, e Pittsburgh, na Pensilvânia, com um condutor no banco do motorista por segurança. O serviço de transporte usa a tecnologia do app Uber em carros de fabricantes específicos. À medida que os automóveis percorrem sozinhos as ruas, eles mapeiam as vias, marcações, semáforos, prédios e árvores por meio de câmeras de alta resolução. Os usuários deverão pedir uma corrida normal e se um autônomo estiver por perto, o veículo será chamado.

Carros autônomos compartilhados podem reduzir em 90% número de carros nas ruas  (Gene J. Puskar/AP)

Para a empresa de tecnologia em mobilidade urbana, as soluções do Uber Elevate, do carro autônomo e o compartilhamento de viagens na modalidade uberPOOL, que no Brasil está disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, são opções para diminuir o número de veículos nas vias, encurtar distâncias e desafogar o trânsito.

O uberPOOL é usado em 50% das viagens com Uber na cidade de São Francisco, na Califórnia. De acordo com a empresa, mais usuários utilizando o mesmo veículo representa economia, redução no uso de combustível e emissão de gás carbônico. Em todo mundo, apenas 4% das viagens são compartilhadas. Estima-se que em 2030, as viagens compartilhadas alcancem 25%.

Serviços

uberX: Carros compactos, com ar-condicionado e 4 portas, com preço competitivo.

uberPOOL: disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, este serviço permite que o passageiro divida a viagem com outros usuários que estão em um trajeto similar ao seu, colocando mais pessoas em menos carros. O preço é ainda mais competitivo do que o uberX, mas pode gerar um tempo de deslocamento um pouco maior em função de adequações na rota.

UberSELECT: uma seleção de carros mais confortáveis e espaçosos por um preço, em média, até 20% maior do que o do uberX.

UberBLACK: serviço que possibilita aos usuários solicitarem carros do tipo sedan, como Toyota Corolla, Ford Fusion, Volkswagen Jetta e outros, todos com bancos de couro e ar-condicionado sempre ligado.

Além desses serviços, a Uber também oferece uma solução voltada para empresas: o Uber for Busines que possibilita deslocamento de funcionários com pagamentos em um único cartão ou boleto para economia e otimização das finanças.

UberEATS – é um aplicativo desenvolvido para entrega de refeições. Um serviço facilitado de delivery que integra restaurantes, entregadores e usuários. Está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias