Fomento à cultura

Seminário traz debate sobre produção cultural em São Luís

O evento tem início nesta sexta-feira (11) no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Praia Grande

Dada a largada para a primeira edição do Seminário de Produção Cultural, com temática “um olhar sobre o fazer cultural em São Luís”. O evento, pioneiro, ocorre nesta sexta-feira (11), a partir das 17h, e sábado (12), no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, localizado na Praia Grande. As inscrições podem ser feitas no local.

O seminário, organizado pela primeira turma de produção cultural do IEMA 2016-2017, tem como objetivo trazer uma programação gratuita de mesas interativas, oficinas, feira de negócios criativos e apresentações culturais, onde produtores, artistas, estudantes e empresários poderão estreitar laços, trocar experiências, fazer networking e trazer melhorias para o segmento. O objetivo é debater sobre questões centrais da atividade do produtor cultural em São Luís, como a formação, organização e regulamentação da profissão, contribuindo para maior profissionalização do produtor e da produção cultural no Estado, além de ser um espaço de compartilhamento das contribuições, experiências, trajetórias, desafios e conquistas socioculturais na cidade.

“A formalização da produção cultural é muito importante, porque aqui na cidade a produção cultural é muito intuitiva. Como não tem curso de formação, as pessoas querem fazer eventos relacionados à cultura e vão atrás de fazer sem requisitos técnicos necessários pra que o evento tenha sucesso. E eu acho que o curso [do IEMA] vem exatamente pra isso. E o seminário, a gente tentou abarcar vários aspectos da produção cultural justamente pras pessoas que têm interesse em se especializar na área, em aprender, e até mesmo pessoas que já atuam na área de produção e não têm esse conhecimento”, explica o professor, coordenador do coletivo “O Circo Tá Na Rua” e um dos organizadores do evento, Donny dos Santos.

A iniciativa de realizar o evento surgiu como forma de expandir o diálogo sobre produção cultural e estreitar laços entre os produtores. “Fora o fortalecimento do fazer cultural a partir da coletividade, se a gente começa a se conhecer, a compartilhar informações, a enxergar as pessoas que são dessa área, isso fortalece bastante o fazer cultural. Eu já vou saber que eu não tô sozinho, que eu posso ter outros produtores, assistentes de produção que já atuam e que podem me ajudar a fazer meu evento, por exemplo”, finaliza Donny.

Além da programação, o encerramento do evento contará com uma festa temática e um bazar colaborativo, com objetivo de angariar fundos para a realização da festa de formatura dos alunos. O seminário é um evento independente e pautado na coletividade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DIA 11 DE AGOSTO
(Anfiteatro)

17h00 – Credenciamento e Acolhida – Abada capoeira
18h00 – Abertura
18h30 – Mesa interativa: ARTE COMO PRODUÇÃO DE SI: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOS PRODUTORES CULTURAIS DE SÃO LUÍS/MA
Convidados: Erivelton Viana (Dança/teatro), Ivy Faladely (Drao Teatro), Raydenisson Sá (Negro Axé) – Mediador: Vilson Moraes
19h30 – Cia Trois Dance
20h00 – Ari Sousa e banda

DIA 12 DE AGOSTO
(Galeria do Odylo)

08h00 às 11h30 – Feira de negócios criativos
08h00 às 11h00 – Credenciamento para oficina / Oficina 01 – Captação de recursos – Fernanda Monteiro (ONG Nave/Cadê Beltrano/Grupo Afrôs)

(IEMA)
Oficina 02 – Planilhas orçamentárias e prestação de conta – José Moraes Jr. (IEMA) – Sala 01
Oficina 03 – Mídia social e Marketing cultural – Roosewelt Silva (UFMA) – Sala de informática
Oficina 04 – Formalização e tributação dos empreendimentos culturais MEI – Fábio Souza (Contador/CRC) – Auditório 01

(Galeria do Odylo)

11h00 às 12h00 – Show de Humor com Tedd Mac
12h00 às 13h30 – Intervalo para Almoço e Exibição de curtas – metragens no Cine Praia Grande
14h00 às 18h00 – Feira de negócios criativos
14h00 às 15h00 – Mesa interativa: DESAFIOS DA GESTÃO CULTURAL EM SÃO LUÍS: DA CAPTAÇÃO À PRÁTICA
Convidados: Rebeca Alexandre (ONG Nave/Grupo Afrôs), Paula Barros (SESC), Raffaele Petrini (Cine Praia Grande) Mediadora: Julia Martins
15h00 às 15h30 – “A BELEZA É CEGA” – desfile performance por Manoel Mougeot”
15h30 às 16h30 – Mesa interativa: O PRODUTOR CULTURAL E A FORMALIZAÇÃO DE SUA ATIVIDADE NA CIDADE DE SÃO LUÍS/MA
Convidados: André Lobão (Produtor Cultural), Imira Brito (Conselheira Nacional de Cultura – Colegiado de Dança) – Mediadora: Julia Martins
17h00 às 18h00 – Circo tá na rua / Show com Israel Costa
18h00 às 19h00 – Quanto vale o riso? Com Romeu Silva, Andrey Monteiro, Carlos Igu e vários comediantes locais

(Bar Taberna da Bossa)
20h00 – Festa de encerramento “Bem na sua cara”
CIA TROIS DANCE
DJ PETRINNI
DJ FERNADINHA MARQUES
DJ NELSON
R$:5,00

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias